sábado, 29 de novembro de 2014

QUEBRADA DE HUMAHUACA

Mais um dia de aventuras, hoje pela Província de Jujuy...
O nosso guía foi o mesmo da excursão para Cachi, Frederico, muito atencioso e grande conhecedor da região e aliás queremos ressaltar, o chico dá uma aula de geografia.(vestido de gaúcho e tudo)
Viajamos com um casal já conhecido, da região de Córdoba, um casal do Brasil (Belo Horizonte), mas quem fez mesmo a festa foi um bebê de 1 ano e meio que deu a volta nos adultos...rs, mal de altura nem passou por perto dele, uma graça!
Quebrada de Humahuaca também é uma excursão de alta altitude, requer cuidados e evitar os excessos é palavra de ordem.
O itinerário: Camiños de Cornisa, San Salvador de Jujuy, Quebrada de Humahuaca, Volcan, Purmamarca, Cerro de los Siete Colores,Maimara, Paleta do Pintor, Ruínas Arqueológicas "El Pucara de Tilcara, Trópico de Capricórnio, Uquía (uma igreja com pinturas belíssimas!) e Humahuaca.
A impressão que temos é que estamos na Bolívia, pelo colorido da roupa e do artesanato( aliás é abundante por aqui), os cantantes de "coplas"(uma espécie de repentistas)  adultos e crianças, as llamas ...  lindas e as casas da cor de barro mesclam com a paisagem.
Como é lindo! É longe, é alto... é peculiar e  extremamente lindo!!!!! Um lugar onde a natureza impõe respeito, os povos das altitudes tem um ritmo muito próprio, mais lentos, mais calmas eles sabem que quem dita o ritmo por aqui é a natureza...
Llamas...desta se aproveita tudo, couro, carne, lã...é transporte(transporta coisas), é abrigo(as roupas feitas) e é alimento.

A sensação que temos na Quebrada de Humahuaca é algo muito distinto, as cores da natureza, a força das pessoas que vivem na região, as cores fortes do artesanato e das roupas contrasta com as cores de barro das casas, a mansidão da fala, a musicalidade das coplas...o que falarmos não descreve o que os seus olhos captam e a emoção registra...um passeio que recomendamos: garantimos que fará um bem danado para o seu interior, te apresenta uma realidade que demonstra que precisamos de pouca coisa material para ser feliz.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CACHI

Cachi...uma viagem esperada, iniciando a viagem de altitude, na verdade uma mescla de ansiedade e medo de apunar ( mal de altura), mas vamos nós.
Iniciamos a viagem bem cedinho, o guia passou atrasado, 7:15, na verdade deveríamos ter saído as 6:30...para início o guia explicou a história do mal de altura e oferece medidas paliativas. Ah! o motorista foi o mesmo da viagem para Cafayate.
Saímos da cidade já com destino a Cachi e logo logo começamos o caminho de subida, fizemos algumas paradas para contemplar a paisagem e podemos dizer: é alto , da medo, mas é lindo!
Tivemos um dia de "sorte", na verdade de presente de Deus, quanto mais subíamos(os argentinos dizem que estamos trepando a montanha), mais presentes ganhávamos, a vista e os Condores nos acompanhando, com aquela invergadura de asa que deixa qualquer um boquiaberto.
Subimos e subimos, paramos nos 3.100 metros e finalmente  muitas curvas depois chegamos a 3.457metros,  UAU!!!!!Afinal estamos em uma região Andina!
Sempre que vejo estes presentes especiais de Deus, reflito: como somos uma titica! Precisamos nos colocar nos nossos devidos lugares, ou seja, não sou nada e ainda assim sou especial pra DEUS, então preciso fazer do meu viver uma tranquilidade e saber que tudo que é para ser meu está designado e que não sou nem melhor  nem pior que ninguém! (Ângela)
Chegamos aos 3.457 metros com uma paisagem deslumbrante, em um lugar onde a dificuldade para sobreviver é visível e saber que tem povos que com toda esta adversidade está sobrevivendo por ali.
Agora depois desta altitude, começamos a descender...nesta altitude começamos  ter a paisagem dos Cardones, que tem um crescimento muito lento e são preservados (crescem 3 a 4 cm anos), lembra bastante os cactos do Nordeste brasileiro). Ah! na região está o Parque Nacional Los Cardones, como todos os parques tem sua área preservada, nesta região também são encontradas vestígios paleontológicos.

Antes de chegarmos ao povoado de Cachi paramos para almoçar em um hotel/restaurante/produtor/criador/bodega, tudo que comemos, pão,carne, cordeiro, cabrito, saladas e acompanhamentos são produzidos no local, vimos o pão e as carnes saindo do forno de barro e o vinho claro, também é produção própria. O hotel foge ao padrão das casas locais, mas o restaurante não, é inserido na paisagem local.
Finalmente chegamos a Cachi, um povoado pequenos, com tudo que tem os povoados: igreja, comércio, prefeitura(municipalidade), salão de festas da comunidade e muitas coisitas de artesanato, mas também é tipo viu um viu todos, tudo muito igual. Ah! E tem também um Museo de Arqueologia, visto que são feitas muitas pesquisas no local(pinturas rupestres e vestígios de dinossauros)

Colegas de viagem(todos argentinos) que compartimos um almoço, sempre bom conhecer pessoas!
A nossa colega de viagem rubia(loira), do meu lado é uma festa pronta, rimos muito com ela.

Aulinha!(para não perder o costume..)

Parque Nacional Los Cardones

O Parque Nacional Los Cardones é um parque nacional da Argentina, criado em 1996 com uma área de 65.000 hectares localizado na Província de Salta.
O parque situa-se numa zona de serras secas, entre los 2700 e os 5000 metros de altura, sendo o seu nome originário da vegetação característica desta zona. Existem vestígios paleontológicos de importância, como pegadas de dinossauro com 70 milhões de anos, que são objecto de estudos científicos, além de pinturas rupestres.
Esta área era importante para as culturas pré-hispânicas, uma vez que aqui os pastores encontravam água e pastagens que providenciavam alimento para os seus rebanhos.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.(pesquisado em 24/11/2014)

CAFAYATE

Cafayate....não confundir com Calafate.
A guia de viagem nos contou que esta é uma confusão constante, lembrando só que uma esta localizada ao Sul e outra ao Norte da Argentina, um broma(brincadeira) que contam aqui é que  fizeram um banco nacional com as plantas trocadas( se até eles trocam, imagine os turistas!).
Cafayate é conhecida por suas formações rochosas, com cores diversas e   lindas e por seu vinho de altas altitudes, o Torrontés, é um vinho argentino branco que se produz em muitas regiões e que nesta região se faz peculiar pela sua altitude, o que implementou o cultivo e a produção vinícola(bodegas).
Existe um tour específico de bodegas, mas nós fizemos uma só bodega, até porque bodegas são diferentes na qualidade do vinho e da produção, mas quando se visita uma, genericamente dizemos que visitou todas...até porque haja degustação, mas para amantes de vinho acho que vale o tour.
Um passeio bem tranquilo com relação a altitude onde a máxima é cerca de 2.300 metros.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SALTA- Primeiras impressões

Salta é linda, es " LA LINDA"...
Arquitetura linda, pessoas de rostos alegres....viva, muito viva!
Chegamos, voo "quase tranquilo, tranquilo para um o que dormiu quase todo voo (Odzioba) e tenso para outro(Ângela), que tem medo de qualquer turbulência.
A primeira visão foi a agrícola, impossível não observar, e para nossa surpresa há grandes produtores, tabaco e cana-de-açúcar e também campesinos(informações do motorista).
Como nossa viagem começa entre um feriado largo argentino, vamos também fazer um tour de hotel, primeira noite em um apart( Apart Buenos Aires) e amanhã mudaremos para Amerian Hotel. Se não tivéssemos uma reserva prévia, certamente ficaríamos no Apart Buenos Aires, que super recomendamos(depois deixamos o link), foram muito cordiais e receptivos e o lugar é muito simpático.
Para nossa alegria encontramos Cristina, nossa amiga do curso de espanhol e sua amiga italiana para jantar, foi um tempo muito gostoso com pessoas extremamente simpáticas.
Amanhã faremos uma exploração aos pontos turísticos da cidade...e assim vamos relatando no blog.

Link do apart hotel: www.apartsbuenosaires.com.ar (recomendamos)

Para saber um pouquinho (vícios da profissão: professora de geografia)

SALTA

"Salta é uma cidade argentina, capital da província de Salta e uma das mais importantes cidades do noroeste do país.
Salta fica localizada a leste da cordilheira dos Andes, no fértil Vale de Lerma, a cerca de 1 187 m de altitude. Nas últimas décadas a área urbana estendeu-se até alcançar localidades vizinhas, compondo a região que se denomina Grande Salta.
Sua localização geográfica é estratégica para as comunicações com a Bolívia e o norte do Chile. É também centro de uma importante região agrícola (principalmente na produção de grãos): milho, tabaco, cereais, cana de açúcar, etc, que são exportados para a Europa via Buenos Aires ou para a Califórnia e mercados do Pacífico pelo porto chileno de Antofagasta. O aeroporto internacional General Martín Miguel de Güemes (SLA: SASA, em 24° 51' S 65° 29' O, distante 6 km do centro da cidade, a sudeste), oferece voos diários para outras cidades argentinas: Buenos Aires, Córdoba, San Miguel de Tucumán e semanais para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
É uma sede episcopal. Conta com duas universidades (uma delas é a Universidade Nacional de Salta), e numerosas instituições educativas de nível superior, incluindo vários museus e bibliotecas.
Famosa por sua arquitetura colonial, em anos recentes Salta veio a tornar-se um importante centro de turismo. Por seus atrativos recebeu o apelido de Salta, la Linda ("Salta, a linda"). De acordo com os estudiosos, a palavra salta foi produto de uma deformação da palavra aimará (os indígenas originais) sagta, que significa la hermosa ("a formosa"), e por fim finalmente permaneceu "Salta, a formosa" ou "linda", como se diz atualmente."
Fonte: Wikipedia: Pesquisado em 21/11/2014

Explorando Salta

Como tivemos troca de hotel, o nosso segundo dia foi para explorar a cidade, fomos a algumas igrejas, andamos pela cidade( estava um pouco chuvoso) e visitamos: Museo de Arqueologia de Alta Montaña(das Múmias!), Museo de Arte Moderna e caminhamos também pelo Paseo Balcarce, um rua com algumas Peñas( lugar para bailar folclore), a impressão foi ótima, muita gente nas ruas, mas não sentimos inseguridade, neste dia descobrimos o restaurante Doña Salta e viramos fregueses...todo dia batemos ponto. Recomendamos! Ah! Não esquecer que aqui praticam a " siesta", significa que em um período do dia o máximo que encontrará aberto são os cafés e restaurantes, todos os demais fazendo algo muito saudável: La siesta!

domingo, 19 de outubro de 2014

El CALAFATE

A viagem a Patagônia Argentina foi um espetáculo, na verdade é tudo muito diferente do que já vimos, ou seja, ir a Mendoza( Altas Montanhas)...mesmo com nevasca no dia anterior, não é a mesma coisa que sentir a neve cair na sua pele...em especial pra nós brasileiros, onde a neve não faz parte do nosso cotidiano.

El Calafate, já tem um aeroporto muito diferente de Ushuaia, tem mais estrutura , é um aeroporto internacional, a vista ao chegar em Calafate é um montão de água..(lago argentino)... o caminho que leva do aeroporto até a cidade, te apresenta uma cidade com elevação, morros e uma paisagem árida, com uma vegetação típica de lugares secos, com baixa pluviosidade. A guia foi nos contando dos primeiros habitantes, dos imigrantes eslavos que tentaram estabelecer no lugar, da dureza e rudeza do lugar, inverno gelado e muita dificuldade para tentar cultivar algo, a distância aos recursos de infra estrutura também foi um fator de êxodo deste imigrantes...isto em um lado da rodovia...do outro o lago argentino com aqueles enormes blocos de gelo flutuantes( iceberg)...a cidade atualmente tem sua economia 100% voltada para o turismo, tem poucos hotéis luxuosos, mas tem e muitos hotéis pequenos, chamados hosterias...inúmeros restaurantes, chocolaterias e agencias de turismo. E hoje as estâncias que restaram também são exploradas para turismo.
Para fazer um pacote com o clássico de Calafate , três dias são suficientes, mas para ampliar até EL Chaten é necessário mais um dia.
Bem...Calafate também teve neve e com flocos grandes...uma festa.
Mas o  surpreendente mesmo são os Glaciares...Glaciar Perito Moreno é o de mais fácil acesso e onde você tem a oportunidade de estar MUITO, mas muito perto mesmo do Glaciar!
As fotos não dimensionam o que os olhos veem na realidade! É tudo lindo, muito lindo!
Desta viagem a Calafate nós só tenho uma coisa a dizer: Como somos átomos diante das grandezas da natureza, como somos pequenos diante da CRIAÇÂO DE DEUS! Nos emociona ainda quando lembramos que estivemos tão perto desta magnitude.
Tudo que nós falarmos ou descrever não retrata a realidade do lugar!
Bem...nós tomamos o licor de Calafate e comemos a geleia, porque diz a lenda que quem experimenta a fruta ou os produtos feitos com ela volta.
Que DEUS nos presenteie com outra oportunidade: Amém!

Obs:" El Calafate é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, Argentina próxima a fronteira com o Chile, com aproximadamente 5.500 habitantes, distante cerca de 270 Km da capital provincial: Rio Gallegos.
É a cidade mais próxima ao Parque Nacional Los Glaciares, a cerca de 80 quilômetros, onde localiza-se a maior geleira em extensão horizontal do mundo: Glaciar Perito Moreno que encontra-se constantemente em evolução com diminuição de sua área devido ao aquecimento global. Também próxima de outra importante geleira: Glaciar Upsalla."
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

USHUAIA

Ah! Neve, neve sim, neve de verdade...neve caindo muitas horas...e em vários dias.
Só isso já teria feito valer  a viagem: ir para Tierra del Fuego, Fin del Mundo...e brincar na neve igual criança...não tem preço.

Ushuaia é uma cidade linda, o Canal de Beagle está presente em todos os lugares que você olha, as montanhas geladas que a circundam...nós descrevemos assim a cidade: muito diferente, o clima e o contexto estão ali...a história...o lugar...é uma viagem que não se faz a todo momento, mas seguramente é uma viagem que recomendo...
Eu e o Odzioba curtimos a cidade de maneira diferente...eu amei andar pelo porto, o Odzioba amou os museus, ficou por lá muitas horas do dia. A alimentação também não compartimos, porque eu tenho problemas alérgicos com os frutos do mar e o Odzioba se delícia com eles, em especial a centolla...comeu de tudo que é jeito. Só compartimos os cordeiros patagônicos e os chocolates quentes acompanhados de churros e tortas deliciosas. (depois deixo os nomes de onde fomos comer e do hotel que hospedamos)
Optamos por fazer alguns passeios que são bem clássicos em todas as viagens, fomos ao Parque Nacional, estação do trem do fim do mundo, fizemos uma pequena caminhada pelo parque e fizemos também a navegação, exploramos a cidade com os passeios e comilanças...Ah! não fomos a um shopping que fica um pouco afastado da cidade...foi uma opção não ir.
Ficamos em um hotel um pouco afastado do centro, em um local lindo, com vista para as montanhas e para o Canal de Beagle...lugar muito lindo. O hotel disponibilizava vans para o centro da cidade em determinados horários, tanto para ida quanto para volta, optamos bater perna até umas 20 horas e depois voltávamos para hotel e jantar por lá, que diga-se de passagem tem um cordeiro espetacular.
Encontramos brasileiros em todos os passeios, muitos motoqueiros, é muito bacana encontrar os compatriotas em viagens.
Se você tem vontade de fazer uma viagem diferente, Ushuaia é uma viagem inesquecível! Ah!!!! E lembre-se: é lindo e é frio...e o aeroporto é uma aventura a parte.....ainda encantada com a beleza do lugar.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

OLHANDO O COTIDIANO

Algumas coisas que chamam atenção em Buenos Aires:
Como são ordenados para esperar o coletivo, existe uma fila formal e se alguém parar fora ou amontoado, será avisado que "hay una cola". É uma organização muito bacana e evita aquele jeitinho de querer furar a fila.
O transporte público é eficiente e se comparado ao Brasil é muito barato.(coletivo, trem e metrô). O coletivo roda 24 horas.
Como as pessoas frequentam café e restaurantes! O país tem uma baita inflação, mas não vejo como isso afeta o gosto argentino por frequentar um café e um restaurante.
Aqui também se comem e bebem na "barra", o nosso balcão.
Os cafés são locais de leitura, encontros de amigos, trabalhos...as pessoas passam longo tempo em companhia de um café, uma lágrima, um té ou uma taça de vinho.
Não há necessidade nem formalidade de companhia para frequentar um café ou restaurante, homens e mulheres, acompanhados ou desacompanhados.
Curtir os parques e praças também é uma peculiaridade, almoçar na praça, pegar um sol na praça, ler na praça, tudo muito comum. Em especial quando aparece um sol no inverno.
O prato mais pedido além das parrillas ...são as milanesas, de boi, frango ou vegetariana. Ah! E são versáteis podem ser na versão refeição ou lanche.
Empanadas...de tudo que você quiser! Fritas ( criollas) ou assadas!
O café da manhã que se toma na rua: café com leite, três médias lunas e um mini suco de laranja.
Ao meio dia para o almoço os restaurantes oferecem um "menu ejecutivo", quase sempre em três passos: bebida, prato principal e sobremesa. Alguns oferecem de quatro passos: bebida, entrada, prato principal e sobremesa. Lembrando: Só é válido no almoço. E tem um preço bem convidativo.
O portenho é adepto daquela máxima: enquanto eu não almoço é bom dia, mesmo que seja três da tarde.
Táxi é um meio de transporte e não um luxo, se tenho um pouco mais de pressa ou quero mais comodidade, pego um táxi( que também é barato, ainda que agora tenha aumentado um pouco).
Sorvete é altamente consumido: inverno ou verão.
Como são culturais: exposições , cines. teatro tem sempre ótima frequência.
Os livros são companhias constantes: nas filas, nos ônibus, nas praças. As livrarias, tem uma quantidade e diversidade imensa, sempre muito frequentadas.
Existem várias semanas para promover a frequência a algum lugar. Tipo: semana dos bodegons...
Este post irá crescendo a medida que os aventureiros na maturidade forem observando outros aspectos...e se tendo novas Aventuras na Maturidade.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

VIAGEM A MONTEVIDÉU

Viajamos ao Uruguai, como já tínhamos ido a Colônia de Sacramento, fizemos a opção de uma viagem somente para Montevidéu.
Viajamos na quinta-feira com retorno previsto para o domingo, visto que o Higor e Cinthian tinham feito uma viagem bate e volta e acharam que era muito corrido, resolvemos aventurar por um final de semana.
Pontos positivos da viagem:
Ficamos em um hotel na cidade velha, bem na avenida 18 de julio, perto de muitos pontos turísticos e de fácil locomoção.
Fizemos todos os passeios de ônibus, coletivo da cidade, não precisa de cartão , paga-se com moedas e também notas, sem nenhuma dificuldade. Nada de City tour!
Cambio em todos os lugares.
Vale a pena pagar com cartão porque o desconto do IVA(imposto) é feito automaticamente, o que compensa as taxas do cartão e evita ter que fazer cambio.
Como o povo uruguaio é solícito, dão informação completa, só faltam te levar ao lugar.(Pedimos informação para um senhor e ele não sabia responder, pois parou um ônibus  para perguntar ao motorista e dar a informação correta. Aí sim eu vi gente prestativa!)
Brasileiros em todos os lugares! Disparado o maior número de turista!
A única vez que usamos táxi, uma noite pra voltar do Mercado Agrícola, vimos que é tão barato quanto na Argentina.(significa que transporte caro é mesmo no Brasil, né?)
Curiosidades:
Os dois mercados: Mercado del Puerto e Mercado Agrícola tem tudo, exceto o que se espera de um mercado. Na verdade são locais de gastronomia, a arquitetura de ambos são lindas. O Odzioba fala que o Mercado del Puerto é bom para comer e Agrícola bom para beber. Tem uma cervejaria artesanal(vou postar a foto), de um brasileiro do RS que é um sucesso!

Cada uma das torneiras acima é uma cerveja diferente.
Parrilla é a comida oficial.
O Rio da Plata para os uruguaios é mar....e a orla, super extensa é a rambla.
A bebida típica é o médio y médio, uma mescla de frisante e vinho branco, uma delícia!
Comem muito na barra( tipo balcão), é o lugar mais disputado do restaurante.
A cidade é divida em cidade velha e não existe uma cidade nova, na verdade a cidade velha é marca histórica( portal).
Os uruguaios são mais mateiros(tomam mais mate), que os argentinos e também os gaúchos, estão sempre com sua bomba e térmica a tiracolo. Parece que faz parte do traje!
Ah! E como são tangueiros...nada de espetáculo (tem para turistas ver também!), a maioria são pessoas dançando nas praças, milongas improvisada, muito lindo! Tipo pelo prazer de dançar.
Pontos Negativos:
O vento cortante...e se você sair no meio do dia com um pouco de sol, leve casaco...o vento faz uma sensação térmica  desagradável.
Os preços não são tão convidativos, em especial de restaurantes, mas ainda assim são mais baratos que o Brasil.
Vale o passeio, a cidade é repleta de história...a rambla é linda...os pontos turísticos lindos...eu ressalto a Ciudad Vieja, explore, faça os passeios caminhando, curtindo a história e o ar nostálgico.
Converse com as pessoas do lugar e veja que delicia de hospitalidade e receptividade!
Recomendamos!

VISITAS, VIAGEM E ROTINA

Em junho e julho tivemos visitas, o que foi uma delícia!
O meu filho Higor, a minha nora Cinthian, a Bete e a Hilda.
Depois vieram a Ana Clara e os seus pais Robson e Flávia( que está grávida!).
Fizemos passeios muito divertidos com eles.
Foi um tempo muito bom, uma pena é que as visitas são temporárias, depois vão e deixam saudades( quem me conhece sabe que penso que saudade é sempre coisa boa, não temos saudades de tristezas, só de alegrias!)
Bem...e como o Odzioba precisava renovar a carta de motorista, aproveitamos para ir ao Brasil. Uma semana de Brasil, matar a saudade das coisas da terra, tipo comidinha, abraçar os amigos bem de perto, sentir o calor humano das amizades queridas que longe ou perto permanece igual, mas como é bom abraça-los de perto. Uma semana parece muito, não? Mais que maratona!!!! Atibaia, Ubatuba, Vargem Grande, São Paulo, Bragança Paulista...ufa cansa só de relembrar...rs, mas deu tudo certo! O carinho do Higor e Cin,sempre hospitaleiros, a hospedagem e carinho da Bete, tudo perfeito. O Alfrane   com sua generosidade e disposição em nos levar ao aeroporto e sempre perguntando se precisávamos de alguma coisa.

Agora? A volta a rotina... e aqui estamos!
Temos feito muitas coisas aqui em Buenos Aires, descobrindo novos restaurantes, conhecendo novos lugares, enfim aventurando por aqui.
Festival de Tango, que lindo! Um evento espetacular e tive o privilégio de assistir a semifinal, pra mim foi inesquecível.
Neste fim de inverno, temos tido de tudo com relação ao tempo: de verão em pleno inverno, chuvas com granizo, muito frio...E nos dias de verão em pleno  inverno o programa é o de sempre: caminhar pelos parque, lugares abertos e cheios de gente, sessão no Planetário. Sempre tem uma banda tocando, um grupo de danças ao ar livre para assistir...e assim passamos os dias de "verano en pleno invierno"...
Conhecendo outros restaurantes, bodegões, restaurantes descontraídos(simples) e de comida boa...e preços melhores ainda, restaurante indiano e uma crepería na Calle Maipu, que tem sido o meu lugar queridinho.
Exposições também temos visitado, em especial as de fotografias, já que o curso do Odzioba anda a todo vapor...cheio de saídas fotográficas e se preparando para uma exposição coletiva com os colegas da classe, com direito a "senalador",( marcador de página ) com foto ilustrativa de um conto do escritor argentino Júlio Cortázar. Cada aluno escolheu e leu e fez um registro fotográfico relativo ao conto.
E assim seguimos, cada dia mais Aventureiros na Maturidade, vivenciando nossas Aventuras na Maturidade

CURSO DE ESPANHOL

Seguimos fazendo o curso de espanhol!
        Estamos no 3º nível!
        Tem sido um tempo gostoso, tempo de aprendizado e de estímulo...conhecemos novas pessoas, fazemos amizades e aprendemos, o que para nós é muito bom.
         Fazemos o curso de espanhol no Instituto Lenguas Vivas, no modo intensivo, cada nível são dois meses e ao final temos o exame. O exame é composto de uma avaliação escrita e o oral. O exame oral fazemos com uma banca dupla de professores.
         Aprender a utilizar o tempo de forma produtiva é essencial, neste caso aprendendo o uso da língua além da comunicação cotidiana, mas com gramática e conversação formal e informal.

terça-feira, 15 de julho de 2014

LATINO AMERICANOS, SULAMERICANOS...EXCETO NO FUTEBOL

Somos da América do Sul, somos latinos, temos a mesma paixão pelo futebol...mas nossas semelhanças acabam aqui quando o tema é FUTEBOL. Ou então como diz o Odzioba, somos tão iguais quando o assunto é futebol que nos repelimos.
A gentileza que percebo no dia a dia do povo argentino não é a mesma quando o assunto é futebol!
Nossas convicções são muito diferentes(lados opostos) e a rivalidade ficam muito evidente.
Quando eu estava trocando as figurinhas do álbum do mundial, uma pergunta era sempre obrigatória: Quem vai ganhar o Mundial? Brasil ou Argentina. O Mundial parece que gira somente em torno de Argentina e Brasil! Mas ressalto que sempre houve uma boa vontade para comigo nas trocas das "figuritas".
Percebi nestes últimos dias uma rivalidade que vai além do necessário, vai além do salutar(para o meu gosto uma coisa "chata") ...bem a Copa terminou, o Brasil ficou em 4º lugar, a Argentina em 2º...e agora Copa só em 2018...ponto final, vida que segue.
Eu e o Odzioba, pra sermos sinceros, perdemos o Mundial 2014 duas vezes...primeiro perdemos quando o Brasil não foi a final e depois perdemos quando a Alemanha ganhou a Copa, ou seja, quando a Argentina perdeu a Copa.
Não podemos tomar uma goleada da Alemanha e continuar torcendo para a Alemanha...a lógica salutar é assim: quem  nos tirou a Copa foi a Alemanha, não a Argentina...mesmo que esta não seja a lógica consensual tanto de brasileiro quanto de Argentinos...mas o que eu quero mesmo é ser feliz, mesmo andando na contramão do senso comum....
E que venha 2018...lá na Rússia!

domingo, 22 de junho de 2014

FIGURITAS DEL MUNDIAL 2014

Então, quem diria, agora na maturidade fazendo álbum de figurinhas da Copa no Brasil.
Inicialmente resolvi fazer por fazer, uma atividade, uma coisa que de alguma forma me liga ao sentimento pátrio(?), sei lá, só sei que resolvi fazer... E não é que esta história de álbum me rendeu amizades, conhecer novas pessoas e exercitar o espanhol( castellano).
No decorrer da "feitura" do álbum decidi que o daria ao Alexandre, meu filho mais velho que vive na França ,visto que o meu filho mais novo o Higor já estava fazendo o dele no Brasil.( eu estou buscando as figurinhas faltantes dele e o ajudando a fazer agora)
Logo de cara descobri que um pessoal trocava figurinhas as terças-feiras ,lá pelos lados de Constituición, longe de minha casa. Procurei saber como chegava e lá fui eu...para a minha surpresa a troca de figuritas acontecia em uma emissora de rádio,  http://www.radiozoe.com.ar ,  e lá conheci muitas pessoas interessantes e de várias nacionalidades...diziam que era um intercambio  internacional...rs
Rolava uma programação e também participação das pessoas que iam intercambiar figurinhas, um barato! Lá dei o maior impulso no álbum, visto que eram muitas pessoas e o intercambio era muito produtivo.
Em seguida entrei em um grupo de intercambio de figurinhas , lá tinha um observação : solo de Argentina, na verdade com quem vive por aqui, assim consegui cambiar muitas vezes também...e quando dizia que era do Brasil....as pessoas ficavam ainda mais solícitas e explicavam muito bem como chegar ao local e sempre fizeram algo para facilitar( os câmbios sempre foram próximo a minha casa, gentileza das pessoas), conheci também um colombiano fotógrafo que vive na Argentina que já virou amigo, super gente boa!
Isso tudo é para dizer que as vezes de onde não esperamos que haja algo produtivo pode surgir oportunidade...
Ah! E acabei colocando o meu marido na jogada, ele nem estava adepto desta coleção, mas se envolveu de tal forma que ficou até engraçado o interesse dos Aventureiros na Maturidade, por algo tão jovial
Obs: Meu agradecimento ao Fernando que também contribuíu para o êxito do álbum!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

MENDOZA

Nosso mais recente destino foi Mendoza...fomos em 01 de junho e voltamos em 09 de junho...viagem muito gostosa: lugares lindos , gastronomia excelente e de quebra uma neve com "N" maiúsculo. O que mais poderíamos desejar para uma viagem.
Para o planejamento da viagem contamos com as postagens e   email do blog Aqui me Quedo,  e também de leituras na internet, sites de viagens e no final deu tudo certo.
Foi tudo muito bom! Só temos elogios e recomendações!
Passeios encantadores que vamos relatar de forma breve.
Chegamos no horário previsto, um voo impecável e pouso idem( sou medrosa para pousos)...chegamos muito antes do horário previsto de check in no hotel, mas para nossa alegria deu tudo certo e já nos instalamos...vista maravilhosa, frente para Plaza Itália e lateral para Cordilheira...saímos para aquele olhar de reconhecimento e em busca de um almoço...na calle Sarmiento o que não falta é opção( tanto na peatonal quanto na calle ). A noite cerveja de trigo na Aristides...
No dia 2: Fomos ao Mirador, localizado no terraço do prédio da municipalidade.Bem interessante e já passeamos na redondeza( plaza, prédio do governo), nossa programação seria almoçar no Azafran, programação furada o restaurante está em reforma. Escolhemos uma outra opção na Aristides, apesar da demora a comida foi boa(não lembro o nome, foi uma escolha aleatória). Visitamos o Parque San Martin e o Cerro de la Glória, fomos em City tour. Acho que é um passeio que vale a pena.
No dia 3 planejamos ir as bodegas em um passeio de agência, como o passeio é no período da tarde, já almoçamos antes de sair, fomos ao La Patrona, bom restaurante, comida gostosa e preço justo uma combinação perfeita...e de que quebra uma cumbia das boas para ouvir. https://www.youtube.com/watch?v=0rF-X8YOGUY

As bodegas: Bodega Lopez, enorme, super industrial e Don Arturo, uma bodega familiar com um outro perfil, é bacana observar as diferenças entre elas. Visitamos também uma oleícola, produção de azeite de oliva, pra mim foi mais interessante que as visitas as bodegas. A noite saímos para jantar. escolhemos o Tomasso especializado em massas...é bom, mas nada excepcional. Uma noite muito fria!
No dia 4 o tour mais esperado da programação: Altas Montanhas! Parque Provincial Aconcágua. Para nossa alegria na noite anterior houve uma nevasca...resultado, muita, muita, mas muita neve...imagina o encantamento! Para quem já   tinha visto neve só de raspinha...imagina ver aquele tantão...foi muito mais que eu imaginava....pense uma criança grande...assim era eu...O Odzioba curtindo e também muito encantado...E o Aconcágua? Pra mim foi assim: um privilégio!
Para iniciar o tour pela neve, já iniciei com um tombo...ou não seria eu, claro!
 Nosso tour tinha uma diversidade de nacionalidade: Argentinos, Brasileiros, Ucraniano, Francês, Australianos, Colombiano, Croata, Alemã e um guia argentino MUITO engraçado...e com um inglês sofrível...(depois postamos as fotos).
Gostamos tanto do tour de Altas Montanhas que pensamos em programar mais uma ida até lá, mas conversando com o moço da agencia e percebemos que não faríamos nada diferente por lá...porque a neve continuava. Desistimos!
No dia 5 , objetivo: visitar a Bodega La Rural por conta e risco. Que boa aposta! Só tenho elogios para a visita...o vinho já é um dos nossos favoritos e a visita agora virou uma indicação que fazemos.
Na Bodega La Rural você já tem em um único lugar: vinhedo, história, produção, museu e claro uma degustação! E o melhor a entrada 70 pesos, lhe retorna em crédito na hora da compra do vinho. Perfeito! Fomos de trem: estação Sarmiento, descemos em Maipu. A informação ao turista te dá todo o caminho a percorrer, muito tranquilo. fomos em um ônibus urbano que nos deixou na rua da bodega. Ah! Enquanto esperávamos o nosso horário( tem que fazer reserva para a visitação), fomos a uma degustação de azeite de oliva, pastas de azeitona, licores e chocolate. Produção familiar muito simpática e a poucos metros da bodega La Rural( degustação 35 pesos). Jantamos em uma parrilla: Sr Buque...que de bom só tinha o atendimento e o vinho...não recomendo.
No dia 6 visitamos Chacras de Coria e Lujan de Cuyo, tudo bem gostosinho, interiorano, muito simpático...a siesta atrapalha um pouco para quem está a passeio, já que tudo fecha, mas certamente deve fazer um bem danado para os moradores. Para jantar escolhemos o Ceibo, fizemos a reserva, tudo perfeitinho...se não fosse um bendito cogumelo no meio do legumes que acompanhavam o cordeiro feito no disco de arado...resultado: pra mim uma salada e uma entrada perfeita: empanada de ossobuco al malbec! Sou alérgica a TODOS cogumelos!
No dia 7, depois de toda essa maratona pra lá e pra cá...ficamos de preguicinha, curtindo o quentinho do hotel. Almoçamos no Casa Vieja, muito bom e jantamos de novo no Ciebo ( super indico!!!), comida boa, atendimento perfeito. Eu comi uma carne e meu marido uma truta, ambos impecáveis.
No dia 8, fizemos programas distintos, eu fui caminhar no Parque San Martin e o Odzioba foi ao Aquário e Serpentário...almoçamos no Maria Antonieta...uma delícia....tudo muito bom, o ambiente, o atendimento e comida saborosa, feito bem a sua vista e tudo isso com um preço honesto. A noite a preguiça tomou conta e a nostalgia de saber que as pequenas férias estão no fim e o resfriado que pegou o Odzioba pra valer, nos fez ficar no hotel e tomar um chá no restaurante do hotel...um chá é sempre bem vindo, não?
No dia 9....acabou! Fazer as malas, acertar alguns detalhes e para despedir almoçamos no Maria Antonieta, que para almoço não precisa reserva, tudo de bom...e assim fechamos nossa estadia...com duas certeza: que adoramos ter ido e que certamente voltaremos!

Obs: Em todos os dias passamos por um café...e o Bianco & Nero e também o Dona Petrona ( tem mate!) foram os que mais gostamos, mas tem uma infinidade deles...um certamente irá te agradar.