segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CACHI


Cachi...uma viagem esperada, iniciando a viagem de altitude, na verdade uma mescla de ansiedade e medo de apunar ( mal de altura), mas vamos nós.
Iniciamos a viagem bem cedinho, o guia passou atrasado, 7:15, na verdade deveríamos ter saído as 6:30...para início o guia explicou a história do mal de altura e oferece medidas paliativas. Ah! o motorista foi o mesmo da viagem para Cafayate.
Saímos da cidade já com destino a Cachi e logo logo começamos o caminho de subida, fizemos algumas paradas para contemplar a paisagem e podemos dizer: é alto , da medo, mas é lindo!
Tivemos um dia de "sorte", na verdade de presente de Deus, quanto mais subíamos(os argentinos dizem que estamos trepando a montanha), mais presentes ganhávamos, a vista e os Condores nos acompanhando, com aquela invergadura de asa que deixa qualquer um boquiaberto.
Subimos e subimos, paramos nos 3.100 metros e finalmente  muitas curvas depois chegamos a 3.457metros,  UAU!!!!!Afinal estamos em uma região Andina!
Sempre que vejo estes presentes especiais de Deus, reflito: como somos uma titica! Precisamos nos colocar nos nossos devidos lugares, ou seja, não sou nada e ainda assim sou especial pra DEUS, então preciso fazer do meu viver uma tranquilidade e saber que tudo que é para ser meu está designado e que não sou nem melhor  nem pior que ninguém! (Ângela)
Chegamos aos 3.457 metros com uma paisagem deslumbrante, em um lugar onde a dificuldade para sobreviver é visível e saber que tem povos que com toda esta adversidade está sobrevivendo por ali.
Agora depois desta altitude, começamos a descender...nesta altitude começamos  ter a paisagem dos Cardones, que tem um crescimento muito lento e são preservados (crescem 3 a 4 cm anos), lembra bastante os cactos do Nordeste brasileiro). Ah! na região está o Parque Nacional Los Cardones, como todos os parques tem sua área preservada, nesta região também são encontradas vestígios paleontológicos.


Antes de chegarmos ao povoado de Cachi paramos para almoçar em um hotel/restaurante/produtor/criador/bodega, tudo que comemos, pão,carne, cordeiro, cabrito, saladas e acompanhamentos são produzidos no local, vimos o pão e as carnes saindo do forno de barro e o vinho claro, também é produção própria. O hotel foge ao padrão das casas locais, mas o restaurante não, é inserido na paisagem local.
Finalmente chegamos a Cachi, um povoado pequenos, com tudo que tem os povoados: igreja, comércio, prefeitura(municipalidade), salão de festas da comunidade e muitas coisitas de artesanato, mas também é tipo viu um viu todos, tudo muito igual. Ah! E tem também um Museo de Arqueologia, visto que são feitas muitas pesquisas no local(pinturas rupestres e vestígios de dinossauros)

Colegas de viagem(todos argentinos) que compartimos um almoço, sempre bom conhecer pessoas!
A nossa colega de viagem rubia(loira), do meu lado é uma festa pronta, rimos muito com ela.

Aulinha!(para não perder o costume..)

Parque Nacional Los Cardones        

O Parque Nacional Los Cardones é um parque nacional da Argentina, criado em 1996 com uma área de 65.000 hectares localizado na Província de Salta.
O parque situa-se numa zona de serras secas, entre los 2700 e os 5000 metros de altura, sendo o seu nome originário da vegetação característica desta zona. Existem vestígios paleontológicos de importância, como pegadas de dinossauro com 70 milhões de anos, que são objecto de estudos científicos, além de pinturas rupestres.
Esta área era importante para as culturas pré-hispânicas, uma vez que aqui os pastores encontravam água e pastagens que providenciavam alimento para os seus rebanhos.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.(pesquisado em 24/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário