quarta-feira, 10 de setembro de 2014

OLHANDO O COTIDIANO

 
 
Algumas coisas que chamam atenção em Buenos Aires:
Como são ordenados para esperar o coletivo, existe uma fila formal e se alguém parar fora ou amontoado, será avisado que "hay una cola". É uma organização muito bacana e evita aquele jeitinho de querer furar a fila.
O transporte público é eficiente e se comparado ao Brasil é muito barato.(coletivo, trem e metrô). O coletivo roda 24 horas.
Como as pessoas frequentam café e restaurantes! O país tem uma baita inflação, mas não vejo como isso afeta o gosto argentino por frequentar um café e um restaurante.
Aqui também se comem e bebem na "barra", o nosso balcão.
Os cafés são locais de leitura, encontros de amigos, trabalhos...as pessoas passam longo tempo em companhia de um café, uma lágrima, um té ou uma taça de vinho.
Não há necessidade nem formalidade de companhia para frequentar um café ou restaurante, homens e mulheres, acompanhados ou desacompanhados.
Curtir os parques e praças também é uma peculiaridade, almoçar na praça, pegar um sol na praça, ler na praça, tudo muito comum. Em especial quando aparece um sol no inverno.
O prato mais pedido além das parrillas ...são as milanesas, de boi, frango ou vegetariana. Ah! E são versáteis podem ser na versão refeição ou lanche.
Empanadas...de tudo que você quiser! Fritas ( criollas) ou assadas!
O café da manhã que se toma na rua: café com leite, três médias lunas e um mini suco de laranja.
Ao meio dia para o almoço os restaurantes oferecem um "menu ejecutivo", quase sempre em três passos: bebida, prato principal e sobremesa. Alguns oferecem de quatro passos: bebida, entrada, prato principal e sobremesa. Lembrando: Só é válido no almoço. E tem um preço bem convidativo.
O portenho é adepto daquela máxima: enquanto eu não almoço é bom dia, mesmo que seja três da tarde.
Táxi é um meio de transporte e não um luxo, se tenho um pouco mais de pressa ou quero mais comodidade, pego um táxi( que também é barato, ainda que agora tenha aumentado um pouco).
Sorvete é altamente consumido: inverno ou verão.
Como são culturais: exposições , cines. teatro tem sempre ótima frequência.
Os livros são companhias constantes: nas filas, nos ônibus, nas praças. As livrarias, tem uma quantidade e diversidade imensa, sempre muito frequentadas.
Existem várias semanas para promover a frequência a algum lugar. Tipo: semana dos bodegons...
Este post irá crescendo a medida que os aventureiros na maturidade forem observando outros aspectos...e se tendo novas Aventuras na Maturidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário