terça-feira, 28 de agosto de 2018

TOUR PELA EUROPA (PARIS)

TOUR PELA EUROPA

Planejar uma viagem é sempre muito bom, cria expectativas, ocupa o tempo com as buscas, traçar roteiros é uma parte genial da viagem.
Começamos o nosso planejamento pela busca das passagens aéreas, procurar com bastante antecedência aumenta as chances de encontrar um preço bacana.
Nosso objetivo principal da viagem era encontrar o nosso filho que vive na França, amenizar a saudades (elas retornam conosco) e aproveitamos para bater uma perninha pela Europa.
Ficamos um mês batendo pernas.

Roteiro:
São Paulo/Paris (LATAM)(aéreo)
Paris/Barcelona (RENFE/SNCF) (trem)
Barcelona/Lisboa (TAP) (aéreo)
Lisboa/Porto/Lisboa (CP/Comboios de Portugal) (trem)
Lisboa/Roma (RYNAIR) (aéreo)
Roma/Paris (VUELLING) (aéreo)
Paris/São Paulo (LATAM) (aéreo)

Obs: Todas as passagens e hotéis foram compradas/reservados com antecedência (o nosso filho nos ajudou nas buscas e reservas). Não compramos bagagem despachada(um perrengue), não faríamos assim novamente(você não pode comprar nada), pense nisso ao escolher sua passagem.
Os meses de julho e agosto não são favoráveis para viajar para Europa: preços MUITO altos e tudo muito cheio de gente (maior demanda, maior preço!), é verão e período de férias. Para uma nova viagem escolheria maio/junho.
Sempre que possível evitem a RYNAIR, eita companhia complicada!
Em uma próxima viagem escolheria sem dúvidas o trem.
Vocês vão observar que nossos passeios não têm dicas de compras, porque nosso objetivo é conhecer, desfrutar e degustar os lugares.

PARIS

A melhor parte da viagem: encontrar o filho depois de um tempão sem ver, não tem preço!!!! Que delícia!
Para variar já começamos no melhor estilo, ou seja, marcamos com o Alê no terminal 3 e chegamos no terminal 1, mas no final deu tudo certinho, as pessoas se esforçam ao máximo para ajudar e encontramos uma pessoa da informação que fala espanhol e foi que foi. (o espanhol ajuda muito, mas é muito claro a necessidade de saber inglês!!!)
Encontramos o Alê e já começamos no nosso estilo de viajar: transporte público!
Nossos primeiros dias: passeios com o Alê e Jess, passeios pelos parques, Torre Eiffel, Notre Dame, Louvre, restaurante, café, comidinha caseira, café da manhã sempre divertidos e em ótimas companhias!
E assim chega o nosso dia de partir: Barcelona!

PARIS (Dinovo/parte 2)

Finalizaremos nosso tour por Paris…dinovo!!!!
Reencontrar o filhote, a melhor parte da viagem, sempre!
Já chegamos em Paris com uma programação bem parisiense: piquenique noturno! Fomos a um parque que fica aberto 24 horas (igualzinho no Brasil). Foi um piquenique com pessoas de várias nacionalidades: colombiana, turca, inglesa, italiana e nós brasileiros, muito divertido e agradável, mas o que mais nos impressionou foi a questão da segurança. Duas moças que estavam no piquenique conosco estavam de bicicleta, saímos do parque as 1:30 e elas se deslocaram para suas casas sem nenhum problema, segurança dá um outro tom a qualidade de vida.

Fizemos nesta reta final alguns passeios que ficaram pendentes na nossa primeira etapa: passear pela região central (galeria Lafayete e afins), Teatro Opera, Trocaderó e finalizamos com o mini cruzeiro “Bateau Mouche” pelo Rio Sena, aliás é uma atração bem de turista, mas que vale a pena, lindo e que certamente fica na memória.
Outro passeio pendente era o Centro Pompidou, a Jess nos acompanhou e nos apresentou os mirantes, onde é possível ver Paris do alto e também visitamos duas exposições sazonais e um acervo fixo. Passamos também pela Biblioteca. Finalizamos o dia em um bistrô!
E teve programação para o final de semana! Viajamos para a Região de Champagne, lindas paisagens: Reims.
A tão somente 2:30 de Paris (de ônibus), chegamos a Reims e de lá fomos para Louvais, região de caves, muito legal e tranquilo. Hospedamos em uma casa (AirBnb) e utilizamos um carro para os passeios. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Reims

Passeios: Bosque, Caves, para conhecer o processo de produção da champagne e também para degustar, fomos a Capital da Champagne:Épernay e também conhecemos a Catedral de Reims(lindissima!!!!).Foi um final de semana muito agradável, desfrutando um tempo precioso em família. Jess e Alê nos proporcionaram um tempo muito divertido e agradável muito riso e alegria.

Ultimo dia em Paris: almoço de despedida em Montmartre…hora de partir…o tempo com o filhote foi muito bom, mas no retorno a saudade já nos acompanha!
Au revoir Paris!!!!!

Dicas: Aproveite o verão e faça piqueniques ( coisa pouco usada entre nós), comer descontraidamente e aproveitar os lugares, compartilhar tempo com as pessoas é o melhor da vida.
Use transporte público, o metrô te leva a todos os lugares. (não usamos ônibus), compre bilhetes múltiplos é mais barato.
Os sanduíches (baguetes) são deliciosos e muito econômicos, comer na rua é muito comum.
Sempre tem alguém disposto a te auxiliar com informações.
Utilize os mapas são muito uteis(facilita até para pedir informações)
Faça o mini cruzeiro pelo Sena ( são todos mais ou menos o mesmo preço!!!!).
Um restaurante muito simpático e com dono que fala português:  https://g.co/kgs/mLNomg
Chez Gladines Saint-Germain  44 Boulevard Saint-Germain, 75005 Paris
(comida saborosa, pratos generosos e preço justo, além da simpatia do casal!)
Tome um café , como um doce e admire a paisagem...tudo é muito bom!