terça-feira, 13 de março de 2018

Mendoza(18 a 20/02/18)
Mendoza/Santiago(20/02/18)

OBSERVAÇÕES:
Nosso voo para Santiago teria uma escala, conseguimos antecipar e chegamos bem mais cedo(sim, é possível antecipar no aeroporto sem taxas!)

No aeroporto de Santiago optamos pelo meio de transporte mais econômico, ônibus Tur Bus, do aeroporto até a Estación Central $1.800 pesos chilenos.(atende perfeito)

Com pesquisa já feita, optamos pelo Íbis Hotel Estación Central, fica em frente ao Terminal Rodoviário onde pegaríamos o ônibus as 7:00 da manhã(evitamos táxi, transito, deslocamentos e possíveis imprevistos), o hotel atende plenamente para a esta função, mas não recomendamos para longos estadias, o entorno é muito confuso, como ocorre, quase sempre, no entorno de terminais das
cidades(é um lugar que exige cuidado e atenção!!!!) Pague em dólar para evitar o imposto de 19%(dólar ou cartão de crédito)

Compre antecipadamente (ainda no Brasil), a passagem Santiago/Mendoza/Santiago(compramos no site andesmar https://www.andesmar.com/),assim é possível comprar as poltronas da frente que tem uma visão panorâmica.

O ônibus é confortável, somente dispense o lanche que oferecem(não é do bem!!!rs). Leve água e bolachas e não esqueça: FRUTAS NÃO PODE E A MULTA É CARA!!!!!

RUTA DE LOS LIBERTADORES

Um sonho realizado!!!!
Já havíamos tentado em outra ocasião, mas uma nevasca nos impediu de realizar. (não era o momento!!!).
Como descrever: DESLUMBRANTE!!!!!
Gosto muito(Ângela) de paisagens que nos colocam em nosso lugares, ou seja, na nossa insignificância!!!
Tudo é muito grandioso: a Cordilheira dos Andes, o Aconcágua, a antiga estrada de ferro e a atual rodovia, o melhor será descrever em fotos, porque as palavras não serão suficientes.
Impossível percorrer esta Ruta e não remeter ao feito histórico do General José de San Martin, a sua bravura, coragem e empenho.

MENDOZA

Nossa terceira vez em Mendoza!
Mendoza continua linda e hospitaleira, com os primeiros sinais ao longe do outono que se aproxima e muda as cores da cidade.
Optamos pelo Hotel Raices de Aconcágua,(http://www.raicesaconcagua.com/) não tínhamos reserva e o melhor custo/beneficio na região central foi este, aliás super indicamos! Cortesia, atenção, quarto silencioso limpo e arejado. O café da manhã não foge ao padrão argentino, mas deu para matar a vontade de mediaslunas....até em excesso, rs!Eu acho que se tivéssemos feito reserva o preço não seria o que conseguimos....ou seja, é pagar para ver!
Chegamos em pleno preparativo para sua tradicional festa: A Vindima! A cidade estava a todo vapor para os eventos.
Nosso tempo foi curto, optamos por curtir a cidade e a gastronomia, mas para não perder o costume fomos até a Bodega Lopez, somente para buscar o Dulce Natural que mais agrada o nosso paladar para acompanhar uma sobremesa.

Câmbio: Chegamos em Mendoza em pleno domingo e com poucos pesos no bolso. Pagamos o táxi e negociamos no restaurante com reais.
Na segunda pensamos em banco, mas havia uma greve dos bancos. Resumindo: casas de câmbio atenderam plenamente!(indicada por agencia de turismo).

Restaurantes e cafés em Mendoza;

Ceibo Restaurante( nosso queridinho)não abre domingo!
Bianco e Nero( café)
Silla 14(café)
Parrilla Casa Vieja(ótimo custo benefício)não abre segunda!
Kamchatka (preço justo, ótimo atendimento e aceitou reais(na boa!!!)

DE VOLTA A SANTIAGO

O nosso objetivo de viagem era fazer o cruce : Chile/Argentina/Chile, então no retorno a Santiago havíamos pensado em explorar a cidade e o entorno próximo: Viña del Mar e Valparaiso e andar despreocupadamente pela cidade em um roteiro bem turistão. Era nossa segunda vez a Santiago e já tínhamos feito muitas coisas da outra vez. Tudo que viesse seria bom!
Optamos pelo Hotel Panamericano,(http://www.hotelpanamericano.cl/pt-br) porque já havíamos hospedado lá, é bem central está localizado a duas quadras do Palácio La Moneda, gostamos bastante da hospedagem e do café da manhã, o mesmo não digo do restaurante.

O QUE DE FATO FIZEMOS EM SANTIAGO

Troca de guarda no Palácio La Moneda.
Visita a uma exposição no Museu
Plaza de Armas e entorno
Mercado Central
Restaurante Giratório

Obs: O Chile é especialmente caro no quesito restaurantes.(não se come bem e paga caro!!!)
O Mercado Central é uma passagem obrigatória, mas a chatice dos garçons para chamar para clientes para os restaurantes não agrada em nada! A comida ,para quem gosta,  de frutos do mar é boa!
É seguro caminhar pela área central de Santiago.
Hospedar no centro região de La Moneda é muito prático!
Não deixe de visitar o Restaurante Giratório, comida boa e por incrível que pareça o preço foi justo!

DIÁRIO DE VIAGEM EM NOTAS
Algumas viagens são tão planejadas, sonhadas e organizadas, mas isso não garante que tudo será como planejamos.(especialmente quando os nossos planos não coincidem com os planos de Deus!!!!)
Nossa viagem acabou por ter tantos eventos tristes que escrever esta postagem está sendo bem penosa para mim, mas por outro lado, parece que estou ponto um ponto final.
Durante a nossa viagem(segunda parte, quando voltamos a Santiago), a mãe do meu marido faleceu em SP e nós em Santiago não conseguimos nem comprar, nem comprar uma passagem com tempo hábil para comparecer ao velório e nem estar junto aos familiares neste momento triste. No final decidimos ficar, mas estas decisões também mexem e muito conosco.
O estresse e a tristeza provocado por toda essa ansiedade mexeu muito com minha imunidade e eu fiquei com uma infecção de garganta daquelas que há anos não tinha e como sou alérgica a vários fármacos estou amargando uma baita alergia cutânea/eritema polimorfo medicamentoso), bem para ficar um pouco mais ativa resolvi escrever a postagem.