segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

PARÁ: ILHA DE MARAJÓ

PARÁ: ILHA DO MARAJÓ
Há muito tempo estava em nossos planos conhecer a Ilha de Marajó, mas na verdade não era assim uma prioridade, aliás “  sempre temos tempo para o que priorizamos”

Como aconteceu?  Vi umas fotos de uma amiga em Marajó( Sônia Piques) e fui perguntá-la sobre a viagem, foram dicas preciosas ,mas melhor foi que nos reencontrarmos depois de um tempinho sem vê- la pessoalmente. Desta forma começamos a nossa pesquisa. Quando algo vira prioridade ,acontece!!!!Busca de passagem: quase que diariamente entravamos nos sites das Cia Aéreas e quando surgiu um preço bacana vimos que não compensava emitir com milhas e compramos a passagem pela LATAM( final de semana/tarde da noite).Observação: Percebemos que a LATAM tem os melhores preços para Manaus e Pará(maioria da vezes).
NOSSO ROTEIRO
São Paulo/Belém: Chegamos de madrugada e esperamos até as 6:00 horas(voo LATAM)
Aeroporto Internacional de Belém/Terminal Hidroviário  de Belém "Luiz Rebelo Neto" (de táxi)
Belém/Soure( Ilha de Marajó): Expresso Golfinho (lancha rápida). Saída pontualmente as 8:10 as 10:00 já estávamos em Soure.
Soure/Belém: Expresso Golfinho. Saída pontualmente as 5:30.
Belém/São Paulo
Observações: No aeroporto em Belém tem uma tabela de preços das corridas de táxi, mas na realidade existem outros táxis que não fazem parte da cooperativa e cobram de 40% a 50% mais barato, ou seja, fomos no táxi mais barato e não tivemos nenhum problema, combinar o preço previamente.( estão localizados na última porta do saguão do aeroporto)
Existem dois tipos de transporte para Ilha de Marajó, a lancha rápida (Expresso Golfinho), direto a Soure , (2 horas), com uma rápida parada para descida de passageiros em Salvaterra.Tarifa:R$45,00.
A outra opção é o navio que vai até o Porto e de lá você pega uma van, táxi ou moto táxi até Salvaterra e de lá um barco para Soure. Tarifa: R$25,00 o barco, R$8,00 a van ou moto e R$4,00 o barco, acho que economicamente se equivalem, o diferencial é o tempo de navegação onde você pode desfrutar a paisagem que diga-se de passagem é linda. Nós fizemos a ida e a volta no barco rápido por pura praticidade, mas amigos que fizeram a viagem com o navio também gostaram e muito.Ah! Quatro(4) horas de viagem. Ambos são viáveis, é somente uma escolha pessoal, quer seja pelo conforto ou até mesmo pelo receio de marear, visto que são 4 horas de navegação.
ILHA DE MARAJÓ/ SOURE
Arquipélago de Marajó( um link para saber um pouco mais)

SOURE(como se fosse uma capital da Ilha de Marajó)
"Capital do Marajó"
"Pérola do Marajó"
"Capital Informal do Marajó
Soure é um município com cerca de 25.000 habitantes, tem sua economia baseada na pecuária(búfalos), agricultura extrativista e atualmente o turismo também está se inserindo como fonte de renda. A indústria do curtume com a fabricação de artefatos de couro, a fabricação do queijo marajoara e toda a carne consumida no município mostra o quão importante é o búfalo na economia marajoara.
"Soure é uma cidade planejada, projetada pelo mesmo engenheiro que geográfico que preparou a capital mineira".(fonte: Hotel Marajó)

CHEGAMOS A SOURE
Chegamos a Soure com o barco rápido as 10:00 em ponto, calor caprichado e nós ainda trajados de calça jeans e camisa, já vislumbrávamos um banho e uma roupa refrescante...pura ilusão o hotel ainda não estava disponível, ou seja, mais um tempinho para acomodarmos...resumindo...ato contínuo...já fiquei descalça...
O hotel- Optamos pelo Hotel Ilha Bela, primeiro pela localização: de frente para o Porto onde atraca o Expresso Golfinho e da balsa, segundo por indicação e facilidade de deslocamento e terceiro pelo custo-benefício. A reserva: Liguei para o hotel e lá me deram o número do whats app da pessoa que faz a reserva, tudo muito tranquilo, efetuei um depósito de 50% da reserva e o restante paguei no check out(cartão de débito).Valores: R$150,00 a diária(casal) com café da manhã.Na verdade fora de temporada nem há necessidade de reservas.
Soure conta comoutros hotéis na área urbana e também tem hotéis mais fora da cidade, tem hostel e camping.(os preços variam, mas não muito)

O QUE FAZER EM SOURE?
Visitar o curtume(artigos de couro de búfalo e uma espécie de museu)
Visitar as Fazendas: Bom Jesus e São Jerônimo
Conhecer os trabalhos dos Ceramistas-Marajoara: Ronaldo Guedes e Carlos Amaral
Desfrutar a Praia do Pesqueiro
Desfrutar a Praia Barra Velha
Conhecer o Grupo de Carimbó
Expedição para conhecer e desfrutar a cidade(caminhar pela cidade, conversar com moradores, visitar a igreja e andar pelas ruas arborizadas com mangueiras é muito bom!)
Observação:  Nós não fomos a nenhuma das duas fazendas, o atrativo das fazendas é basicamente búfalos...e o custo R$100,00 por pessoa não desperta um grande entusiasmo.(por 2 horas)

NÓS E A CIDADE DE SOURE

O meio de transporte mais usado em Soure é a moto, mas tem táxi também. Em ambos você contrata o passeio, eles te levam e depois de buscam na hora combinada(pagamento posterior é o critério mais usado, rs)
Expedição pela cidade fizemos tudo na base da caminhada, alguém disse que tinha um lugar que alugava bicicletas, mas nós não encontramos; visitamos o Porto da Balsa, o Curtume, a lojinha de artesanato, o ceramista e a Igreja de São José que estava sendo preparada para o Círio de Nazaré que aconteceria em16 de novembro, uma festa religiosa tradicional.(patrimônio imaterial).
O grupo de Carimbó tem um ensaio aberto ao público, mas acabamos não indo porque houve uma apresentação do grupo na praça do porto.
Para ir a Praia do Pesqueiro contratamos um táxi, na verdade dividimos um táxi com amigos da Paraíba (Campina Grande) que estavam no mesmo hotel que nós, pessoas super especiais(Cris, Soraya e Jamerson).
Como definir a Praia do Pesqueiro? Creio que com imagem , porque tudo que falarmos não definirá dignamente o lugar! Praia maravilhosa, areia linda e limpa , água morna e uma estrutura que atende o visitante( barraca com bebidas, comidas e rede, rs) Linda, limpa, imensa e tranquila praia. Resumindo: PRAIA MARAVILHOSA!!!!! A praia está localizada em uma APA.
Na Praia do Pesqueiro também é possível contato com búfalos, tanto os domesticados para passeios, como também os búfalos de propriedade das pessoas da comunidade que vão até a praia se refrescar, sim eles entram na praia, se refrescam e partem...rs.
O contato com os búfalos na Praia do Pesqueiros foi o principal motivo para descartar o passeio nas fazendas, acabou sendo supérfluo a ida e o custo.(vamos combinar que R$100,00 por pessoa é bem caro!!!!)

ONDE COMER?

Restaurante Patu Anu: Comida saborosa e farta. Pratos com carne de búfalo e queijo marajoara, Peixes e camarão regionais. Atendimento e preço super bacana.
Restaurante Ilha Bela:(do Hotel) Serve peixes, pizzas e carne e queijo(búfalos). Super indicamos o sanduiche de filet de búfalo com queijo marajoara e salada acompanha batatas fritas(delicioso!!!!)
Sorveteria :Todas da cidade tem o Ice Búfala e creme de açaí(ambos deliciosos!!!)

SALVATERRA

Estando em Soure um passeio bacana é conhecer Salvaterra, para isso é só pegar um barco no Porto e ele te deixará na cidade, o porto de Salvaterra é na praça da cidade ou então você poderá ir com a balsa que te deixará do outro lado da cidade. Barco(R$4,00) e balsa grátis.
O que fazer em Salvaterra? Caminhar pela cidade, ir ao Centro de Artesanato e ao Mercado Municipal. Outros atrativos são fora da cidade o que demanda mais tempo. Algumas pessoas vão também a praia em Salvaterra, nós não fomos... as impressões sobre as praias são bem variadas, alguns gostam e outros não.
Ah! Só para lembrar : o navio lento para Belém parte de Salvaterra! Se você está em Soure tem um ônibus que pega no hotel e deixa no porto, consequentemente se você for de navio obrigatoriamente passará por Salvaterra.

DESPEDINDO DA ILHA DE MARAJÓ

Conhecer a Ilha de Marajó foi um desejo realizado pelos Aventureiro na Maturidade, mas não foi um ciclo que se fechou, temos a certeza que voltaremos e com um outro tempo e novas aventuras, novos conhecimentos...ao contrário do que se imagina é uma viagem bastante acessível em termos de custos($$). VOLTAREMOS MARAJÓ!!!!