quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

BELÉM/ PARÁ/BRASIL



BELÉM


Primeiras impressões: uma linda cidade, com muitas praças arborizadas, que respira e transpira fé , religiosidade e alegria.
Que tem os rios como fatores de atração, agregação, comércio, transporte e turismo.
Uma bela bela capital, assim é Belém, cidade que merecia mais cuidado e atenção por parte dos seus governantes, a cidade merece o restauro de seus casarios e muiiiito mais segurança para que as pessoas possam transitar com mais tranquilidade, desfrutando de toda beleza e receptividade da cidade e do povo paraense.

PONTOS TURÍSTICO


Forte do Presépio
Casa das Onze Janelas
Mercado Ver-o-Peso
Basílica de Nazaré
Estação das Docas
Passeios de Barco
Mangal das Garças
Theatro da Paz
Jardim Botânico
Museus(Arte e do Cirio)
Parque Zoobotânico
Cidade Velha
Igreja(Catedral da Sé  e Outras)
Palácio Bologna

DICAS DOS AVENTUREIROS

Optamos pelo Hotel Grão Pará que fica em frente ao Theatro da Paz, localizado na Praça da República, por dois motivos: localização(fácil acesso/deslocamento) e custo benefício diárias com café da manhã R$150,00(novembro de 2017). Quarto espaçoso, frigobar(sem abastecimento), banheiro também ok.
Solicitem os andares mais altos e com vista para praça, é muito lindo! O horário do check in também é muito bom : 9 horas!





Inconveniente: os deslocamentos noturnos tem que ser em táxi/uber porque tudo fica muito deserto, como o centro de qualquer cidade, fica deserto e inseguro.

ONDE COMER?

O espaço Estação das Docas é uma ótima opção, reune vários restaurantes, sorveterias e docerias excelentes.
O nosso queridinho foi o Soprano Restô, com uma atenção super bacana, preço ok e um menu quetende plenamente os que admiram ou querem experimentar a comida regional e também os mais tradicionais(no meu caso os alérgicos). Nossos agradecimentos ao Ibrahin que nos acolheu lindamente lá no restaurante com ótimas indicações e cortesia. Recomendamos sem nenhuma restrição.



Para os amantes de cerveja artesanal no Docas tem uma super estilosa: Amazon Bier!
Sorveteria Cairu: pensa em uma sorveteria com sabores regionais super interessante....sorvete de cupuaçu e açaí são divinos! Vá desfrutar esta indicação e não arrependerá!
Mercado Ver-o-Peso, espaço gastronômico: se você come sem frescuras e sem restrições ou quer ter uma experiência gastronômica regional este é o lugar: comida regional com pessoas locais! O Odzioba comeu duas vezes e gostou bastante, com exceção para o Pirarucu: nunca peça....( dá a impressão de estragado)
Ah! O Ver-o Peso Carnes também tem muitas opções de restaurantes com preços acessíveis. Nota:Não fomos, mas amigos que foram gostaram muito.

NOSSAS ANDANÇAS

MERCADO VER-O-PESO
Um passeio lindo e que permite conhecer muito da cultura regional: gastronomia, frutas em geral e destaque para o açaí, gomas e tapiocas, artesanatos(palha e cerâmica marajoara) e o destaque mesmo vai para os cheiros, as poçoes mágicas para todos os males do corpo e da alma( doenças, amores e desamores entre outras indicaçoes), tudo muito arraigado nas crenças, culturas e usos e costumes.

MERCADO VER- O- PESO CARNES
Que linda arquitetura e muitos restaurantes, vale a pena conhecer.

MERCADO VER-O-PESO PEIXES
Um enorme entreposto de peixes, um lugar de encontro de pescadores, compradores e atravessadores, O verdadeiro Ver-o-Peso! Faz parte da cultura local: gritos chamativos, lindos pescados e o entra e saí de pessoas.
Observação: 1-Todos os dias que estivemos em Belém fomos ao Ver-o Peso!
2- Ver-o-Peso é um local de intensa movimentação tanto da população como de turistas, por isso exige cuidados com bolsas, celulares e câmeras. O entorno do Mercado Ver-o-Peso, mesmo com policiamento é um lugar com muitos usuários de drogas e delinquentes( os policiais orientam sobre cuidados e locais do entorno a serem evitados).

MUSEU DO CÍRIO
Independente de sua crença religiosa, visite-o,, excelente para conhecimento a respeito das demonstrações de fé do povo paraense.

FORTE DO PRESÉPIO
Lindo! dos mirantes do Forte se tem uma visão espetacular do entorno(Ver-o-Peso, Docas e Rio), além de conhecer um pouco da história.

CASA DAS ONZE JANELAS
Um belo espaço de artes.

MUSEUS
Museu de Artes, Museu do Círio e outros.
Desfrute-os, pegue um mapa indicativos de dias e horários de funcionamento.
Em dos museus que fomos havia uma feira de artesanato no jardim com peças diversificadas e interessantes.

PALÁCIO BOLOGNA
Só admiramos o exterior, uma arquitetura bastante interessante.

BASÍLICA DE NAZARÉ
Repleta de turistas e população local , sempre. A avenida que conduz a Basílica como toda Belém é arborizada com mangueiras. A crença religiosa da população é algo que chama a atenção, linda construção e arquitetura.

THEATRO DA PAZ
Visitas guiadas em vários horários, vale a pena conhecer. No final nem fizemos a visita guiada porque fui a uma peça teatral, o que permitiu além de conhecer o teatro, conhecer a acústica e vê-lo todo iluminado para uma apresentação. Peça: Monólogo com Maitê Proença" Mulher de Bath".

PASSEIO DE BARCO
Existem várias opções, tanto de pouca duração, como de maior duração.
Os que fazem ao final da tarde são interessantes e também os que saem na hora do almoço com refeição a bordo. Não deixe de fazer um dos passeios, existem várias empresas e com preços bem diversificados.

PASSEIO DE BARCO A BARCARENA
Barcos com saídas do porto(próximo ao Mercado Ver-o-Peso), aproximadamente 45 minutos devegação, onde você desfruta uma paisagem natural bem interessante.Este não é um barco de turismo,é um barco usado pela população em seu cotidiano.
Chegando a Barcarena, de um lado do rio está uma cooperativa extrativista de açaí e do outro a prais e uma siderúrgica norueguesa, não sei como é essa relação, mas percebi que é uma empresa muitos empregae que vivem em uma vila da empresa. Vale a vista!

observação: Não fomos a Praia do Mosqueiro porque era feriado prolongado e tinha um super transito e transito e ferias não combinam !!!!!

















NOSSAS CONSIDERAÇÕES
Belém é uma capital com muitos atrativos e que merece ser visitada outras vezes, uma vez é pouco para ver tudo que oferece.
Pensamos que uma parceria, ou quem sabe um investimento da iniciativa privada poderia ser muito interessante para o restauro histórico da capital, visto que as açoes governamentais (no Brasil de modo geral), são lentas ou muitas vezes inexistem.
BELÉM, FOI UM PRAZER TE CONHECER!










Nenhum comentário:

Postar um comentário