quarta-feira, 17 de maio de 2017

DE ATIBAIA(SP) AO RIO GRANDE DO SUL

Nosso plano inicial era uma viagem para o Nordeste de carro, mas como queríamos evitar passar pelo Rio de Janeiro, acabamos decidindo ir "dinovo" para o Sul, só que desta vez de carro...bem e assim fizemos.
Roteiro:
Atibaia(SP)
Curitiba (PR)(a Serra do Cafezal atrasou muito nossa chegada a Curitiba)
Três Forquilhas(RS)
Cambará do Sul(RS)
São José dos Ausentes(RS) (maior aventura!!!!!)
São Francisco (RS)
Canela (RS)
Gramado (RS)
Porto Alegre (RS)
Camaquã (RS)
Torres (RS)
Joinvile (SC)
Atibaia

Saiamos de Atibaia, passamos um tempão  na Serra do Cafezal( como sempre parada!!!!), resultado: chegamos em Curitiba em um horário que só permitia ficar em um hotel próximo a rodovia, por sorte já conhecíamos um , que tem um restaurante anexo(churrascaria Nova Estrela), atendeu muito bem, aliás o hotel tem um belo café da manhã.
Dica: Hotel Dunamys Curitiba, ótimo custo/beneficio, prefira os apartamentos dos fundos e mais altos, evita o ruído da rodovia.
No dia seguinte, dormidos e descansados, fomos para um hotel no centro de Curitiba , já tínhamos reserva, o estacionamento fica fora do hotel porque a Rua das Flores é fechada e o acesso é somente para desembarque, mas nada que atrapalhe.
Dica: Hotel Slaviero ( é uma rede do Sul e mantem o padrão)
Hospedados! Agora é hora de bater perna pelo centro da  cidade, almoçamos por ali mesmo, eu escolhi um restaurante e o Odzioba outro, almoçamos e continuamos o tour pela cidade: feirinhas, livrarias, lojas, café....tudo muito gostoso( já com ar de inverno).
Queríamos jantar em Santa Felicidade ,Madalosso, claro!!!!, mas já pensávamos nos custo, perguntamos a recepcionista do hotel e para nossa alegria, o Madalosso, tem um transfer,( sem custos) do hotel até o restaurante (ida e volta). Perfeito!!!!
Dica: No restaurante Madalosso prefira sempre o Salão Verona!!!!
Domingo: Já fomos bastante vezes para Curitiba, mas desta vez optamos por fazer um passeio de Bus Tour, também conhecido por  Verdão.
Dica:Bus Tour: Você pode descer em 5(cinco) paradas, e os tickets que não utilizar no dia podem ser utilizados em outros dias. Qualquer ponto turístico é super legal, se quiser uma sugestão: Jardim Botânico, ópera de Arame e Santa Felicidade, almoce e retorne ao hotel. Use os tickets restantes em outro dia.
Para finalizar o dia : feirinha e café, dormir porque no outro dia seria pé na estrada!
Na verdade Curitiba não esgota, sempre tem o que ver e o que fazer.

De Curitiba fomos até Três Forquilhas (RS), o objetivo era chegar a Canela/Gramado, sem passar por Porto Alegre. Chegamos tarde e também não tínhamos muita noção até onde chegaríamos. Paramos para abastecer e o frentista nos indicou um hotel, bem beira de estrada, para dormir e seguir viagem logo cedo.
De Três Forquilhas, seguimos para Cambará do Sul, uma rodovia linda , paramos em um restaurante na rodovia para tomar café da manhã, pedimos dois tostados do campo, resumindo....tão, tão bom e enorrrrrrrrrrrrrrme, comemos e saboreamos um delicioso café!
Ah! Chegamos a Cambará do Sul! Sabe Posto Ipiranga? Lá tudo é na confeitaria....wifi, comida, doce, informações....e tudo mais que você precisar, rs.
Em Cambará o objetivo é visitar os Cânions, fizemos sem guia, não tem errata, nem para chegar , nem para conhecer. Dentro do parque tem uma maquete que explica direitinho as trilhas, tudo mega sinalizado! Entrada R$8,00 e estacionamento R$5,00.
Dica: Vá confeitaria, coma, use a internet e etc, mas depois dos passeios.
           Se você estiver de carro, dispense guias e pacotes(desnecessário)

De Cambará a São José dos Ausentes
Uma roubada!!!!! A estrada é deserta, a estrada é de terra com cascalho grosso, não tem
placas de sinalização.
Mesmo tendo uma indicação(incorreta) de distância, parece perto, mas é interminável.
Desaconselhamos total!
Dica: Se voce deseja conhecer o ponto mais alto do RS, de Cambará retorne a rodovia, vá a São Jose dos Ausentes e depois para São Francisco, mas não se aventure na estrada de terra, a menos que você esteja viajando em um 4X4!
Em São Jose dos Ausentes prefira um hotel/pousada fazenda, porque na cidade só tem 3 (três) e são caros pelo que oferecem. Ficamos no Hotel Morada das Glicínias.

São Francisco/ Canela/Gramados.
Em São Francisco, só foi de passagem, almoçamos e já seguimos para Canela.

Canela/Gramado
Optamos por Canela, porque já conhecíamos um hotel super aconchegante e fizemos a reserva.
O hotel é central , possibilita fazer todas as coisas na cidade caminhando.
Pegamos uns dias de frio dignos de Serra Gaúcha!
Dica:Hotel Pousada Blumenberg(ecológico, lindo, limpo e que café da manhã)
Melhor foundue: Piccolo Paradiso!
Gramado: Fizemos passeios pela cidade, comemos as delicias locais, muito chocolate!!!!!
Desta vez acrescentamos no nosso roteiro, o Parque Estadual Caracol, com a sua majestosa cachoeira Caracol.

Porto Alegre
Tem como ir pra o RS e não ir no Mercado, Casa de Cultura Mario Quintana e Rua da Prais(feirinha)? Na verdade, parece obrigatório! Somos apaixonados com o Mercado! Almoçamos por lá e depois dale pernada!
Obs: Como todas as capitais, sentimos um pouco de insegurança, principalmente no entorno do mercado!

Camaquã
A rodovia...ah rodovia, os gaúchos merecem que se termine a duplicação!
Cidade indica, adorei! E fomos apresentados a ela, por amigos pra lá de especiais, aliás Camaquã entrou no nosso roteiro por nosso queridos amigos...amamos vocês: Suzana e Vilmar...e conhecemos a Maria Clara!

Torres
De Camaquã a Torres, miramos um hotel e acertamos na mosca! Hotel com restaurante anexo...tudo que poderíamos desejar....e ainda com um precinho honesto! Afinal Torres é um balneário e estávamos em pleno inverno!

Joinvile
Chegamos em Joinvile, no dia do niver do Odzioba e iriamos para casa do amigo irmão do meu marido: Campos! Essa família linda da Judite e Campos , tinham preparado um niver surpresa, que emocionou o Odzioba!
Fizemos um passeio pela Serra com o casal, foi tudo muito gostoso e especial!

Fim de uma viagem,!!!!!Atibaia, casinha de volta!!!! Retornar também é muito bom, em especial quando tudo sai melhor que planejamos!