sexta-feira, 20 de novembro de 2015

SALTA,JUJUY E TUCUMÁN



O Norte da Argentina nos cativou e pensamos em encerrar esse período por aqui com um retorno à Salta, mas queríamos agregar também outras duas província, na verdade as capitais das províncias de Jujuy(San Salvador de Jujuy) e Tucumán( San Miguel de Tucumán).
Na nossa viagem passada fizemos todos os passeios regionais: Cafayate, Cachi, Pumamarca, Humauhaca, Santo Antônio de Los Cobres e Salinas Grandes, com todos os atrativos....Cerro de Sete Colores, as Quebradas, Ruínas, bodegas e tudo que tinha direito...aliás super recomendamos é tudo muito muito lindo!
Desta vez nosso roteiro principal: explorar as capitais! (tudo por conta e risco!!!!)




A viagem!
Dia 03
Iniciamos nossa viagem por Salta(voo Buenos Aires/Salta).
Não tínhamos passagens para Tucumán que seria nosso próximo destino, mas tínhamos pensado em chegar em Salta e ir direto a Tucumán....não foi possível, a viagem dura aproximadamente 4 horas então resolvemos dormir em Salta e sair no outro dia cedo. Dormimos no Hotel Guemes...um hotel econômico e péssimo...de bom mesmo só a localização....como seria somente uma noite, assim foi feito.

Dia 04

No dia seguinte saímos cedinho para Tucumán, um ônibus bastante confortável, com direito a café, bolachas e refri. Na verdade dormimos todo o tempo. Chegamos a San Miguel de Tucumán!
Na rodoviária fomos direto para as informações turísticas. Que eficiência! Saímos da oficina(escritório) de Turismo, com todas as informações necessárias(mapa com pontos turísticos ) e acreditem: com um hotel reservado! Já fiquei encantada com a boa receptividade que dão ao turista!
Hotel Versalles, muito centrico, ótima localização e um pouco decadente, deve ter tido seu momento de apogeu.
Para comer indicamos o restaurante:     Restaurante Plaza. Como dizem os argentinos: É bárbaro!

O que visitar em Tucumán

Plaza Independência
Casa de Gobierno
La Catedral
Basilica de San Francisco
Casa Histórica da Independência
Iglesia de La Merced




Casa del Presidente Avellaneda
Parque 9 de julio
Teatro Mercedes Sosa

Dia 04
San Miguel de Tucumán

San Miguel de Tucumán é uma capital bem pequena, assim como a sua Província, a menor da Argentina e os pontos turísticos estão todos centralizados, resumindo em um dia você faz tranquilamente todos estes pontos.
O ponto alto desta viagem é ir de San Miguel de Tucumán até Cafayate( Província de Salta), a estrada segue por uma serra espetacular (Cornisa) com uma mata peculiar e seguindo o curso de um rio, por vezes estávamos muito acima do rio, por vez ao nível do rio, até as altas montanhas e chegar a 3.200 metros de altitude(3.200 SNM), Esta estrada  leva a Tafi del Valle( estancia climática) e também a alguns pontos turísticos da província , as Ruínas de Quilmes é um destes pontos. O atrativo principal de Tucumán para turismo é fazer o trajeto até Cafayate. Imperdível!!!!







Cafayate

Dia 05
Já tínhamos visitado Cafayate da outra vez que fomos a Salta.
Como já conhecíamos, fomos ao mesmo restaurante, para não ter erro. Os pratos pedidos: Tamal(parente próximo da pamonha) , cazuela de chivito e para acompanhar tudo isso: um torrontés de Cafayate e de nome Cafayate( o nosso preferido).
Visite as bodegas que vale a pena, pertinho do centro, (é preciso contratar um remis) se você como nós estiver de ônibus.
Hora de retornar a Salta, fomos até a rodoviária, o ônibus tinha acabado de sair e o próximo seria depois de umas 3 horas, ok, vamos esperar. Estávamos na pracinha matando tempo quando aparece um remis buscando pessoas para compartilhar o carro, resumindo, fomos de carro pelo mesmo preço da passagem de ônibus.

Salta
Dia 05
De novo em Salta!
Agora já estávamos mais ou menos organizados, tínhamos duas opções de hotel: Amerian ou Salta!
Decidimos Hotel Salta! Em plena praça 9 de julio. Entusiasmados com o hotel, é um hotel tradicional o mais antigo de Salta, tem uma linda e colonial fachada, tudo lindinho. Pero....nem tudo era lindinho...rs. O hotel tem piso de madeira(tacos), e usam uma cera ou algo assim que deixa um cheiro de combustível no quarto...eu (Àngela) e a minha famosa alergia não conseguimos passar em branco.
Tivemos que mudar não só de apartamento, mas também de andar, porque além do cheiro da cera o corredor tinha um forte cheiro de inseticida. O hotel é lindo e caro, então se você tiver algum problema alérgico já avisa logo na recepção para que eles providenciem um apartamento adequado
Apartamento trocado foi só desfrutar!
Na primeira noite saímos para jantar . Adivinha onde? Dona Salta, claro! De longe o melhor restaurante de Salta. Comida ótima, atenção idem e preço bacana!







Explorando Salta
Dia 06
Fomos juntos ao Mercado de Artesanías, um prédio da época dos jesuítas, onde funcionava uma casa de harinas(farinhas) e que já há alguns anos funciona como um espaço onde  vendem artesantos regionais.
Neste dia foi pura preguiça...fizemos coisa distintas, eu fui caminhar pelos museus: Arte Moderna e de Antropologia de Altas Montañas e Odzioba foi explorar outros lugares, inclusive  foi providenciar as entradas para a Peña que visitamos a noite. Peña Nochera: Era um evento de Peña Solidária, apresentaram muitos cantores e também grupos de folclore(adoramos!), foi uma noite bastante agradável: comida boa, música e ambiente agradável, vinho e alegria de participar de um evento solidário. O que mais poderia desejar? Depois desta maratona, somente nos restava dormir muito!
Explorando Salta
Dia O7
Hoje fomos a uma feira de rua, de artesanatos, bastante interessante!
Fomos a estação de onde parte o "tren de las nubes", já sabíamos que o bilhete para viagem é vendido com três meses de antecedência, então fomos mesmo para conhecer o lugar.
Caminhamos pelo Paseo Balcarce e providenciamos as entradas para a Peña da noite. Foi dia da Peña Don Oscar, do cantor Chaqueno Palavecino, foi legal, afinal tinha música, comida regional, vinho e gente divertida, mas esperávamos muito mais...foi bom...saímos um pouco mais cedo, pois na manhã seguinte tínhamos uma viagem pela frente: Jujuy( San Salvador de Jujuy)
Jujuy
San Salvador de Jujuy
Dia 08






Fomos conhecer a capital de Jujuy. Todas as atrações turísticas de Jujuy se concentram cerca da Praça General Belgrano: Casa de Gobierno, Catedral , Museu e Mercado de artesanatos. O que significa que você consegue visitar tudo em um dia.
Ressaltamos que muitos dos passeios turísticos partindo de Salta, pertencem a Província de Jujuy( Humahuaca , Salinas Grandes e outros), além de outros roteiros como termas e caminhos Incas.
Jujuy é uma província pobre, mas com uma importância cabal no processo de Independência da Argentina, passaram muitos anos (peleando) guerreando com o objetivo de independência . 
 A principal fonte de trabalho e rendas são as usinas de açúcar e também de tabaco, inclusive com uma fábrica de cigarros.
Jujuy está muito próximo da Bolívia e a impressão que temos é que estamos na Bolívia, as características das pessoas e alguns hábitos tradicionais, é comum cruzar com mulheres tradicionalmente vestidas: roupas coloridas, chapeuzinho e carregando os seus filhos em "aguayos" amarrados em suas costas...é uma lindeza!
No entorno de Jujuy é possível visualizar muitas villas (algo como as favelas do Brasil),mas também tem muitas casas populares(projetos do governo) sua capital é bastante populosa e existe um fluxo grande de bolivianos.
Observamos que existe um incentivo a cultura por parte de órgãos públicos ,podemos citar : as tradições, as festas, escola de cine mantida pelo governo nacional entre outras coisas.
Despedindo de Salta
Dia 09
A despedida de Salta, não começou bem...
Amanheci com uma indisposição de estômago, não sei se por algo que comi ou bebi, só sei que algo me deixou muito mal.
O voo seria noturno, significa que passei o dia esperando o momento de partir, vontade de casa...para doente não há nada melhor que casa. Dia de líquidos e nada de visitar lugar nenhum, só descansar...
Salta, a despedida....não seria uma dor de barriga que tiraria o brilho de uma viagem tão linda!
Salta, La Linda, tan linda que enamora!
Se tivéssemos oportunidade de escolher um lugar futuramente para morar, Salta seria a primeira da lista...nos encanta estar em Salta, por isso a escolhemos para encerrar esse período aqui na Argentina.
Salta, sua linda, tenha certeza que voltaremos...será neste momento um "hasta luego"...com gosto de "hasta pronto"!
Voltaremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário