quinta-feira, 15 de outubro de 2015

MENDOZA( Segunda vez!!!!)...O CRUCE PELA CORDILHEIRA FRUSTADO.

Mendoza continua linda...as suas cores neste período já não são douradas,  o verde predomina e te oferece uma nova mirada pela Capital Internacional  do Vinho.
O propósito desta viagem não era prioritariamente Mendoza, somente na segunda parte da viagem é que desfrutaríamos os prazeres do vinho mendoncino e a beleza da cidade, íamos fazer o cruce para o Chile pela Cordilheira, mas não foi possível o Paso estava cerrado, acontece muitas vezes durante o ano e especialmente no inverno, mas em setembro as vezes também acontece, ainda que esporadicamente, as nevadas...e assim nossos planos foram frustrados, adiados, mas não engavetados...agora sabemos que o ideal para fazer  este cruce é entre novembro e março.
Resumindo...ficamos em Mendoza e desfrutamos um tempo muito especial. Como não estar contente em uma cidade como Mendoza.?
Por estas coisas de redes sociais...fiz (Ângela), um desabafo sobre nossa frustação em não conseguir seguir o caminho até o Chile pela Cordilheira e Maria Rita, uma amiga muito querida de Atibaia(filha da PilarTetilla)  tem familiares em Mendoza  e nos colocou em contato...um presente para nós! Veja o lado bom do cruce frustado: conhecemos amigos geniais! Os Tetillas de Mendoza: Violeta e Angel ( seu filho e nora e netas) e também o Roberto. A família Tetilla nos levou a uma apresentação de tango (Camiños del Vino), música e dança e no dia seguinte nos convidou para um "asado" bem argentino, compartilhamos um tempo pra lá de gostoso e agora os esperamos no Brasil para retribuir tão especial hospitalidade.
Aproveito para compartilhar aqui o livro, que super indico, escrito pelo Angel Tetilla. Ah! Este nos foi presenteado pelo amigo escritor.
Mendoza é para ser desfrutada e degustada...
Visitamos e revisitamos Bodegas: Bodega Lopes(que já conhecíamos) e Bodega Nieto Senetier.
Repetimos alguns passeios e restaurantes que já conhecíamos e que muito nos agradam em Mendoza.
Altas Montañas não pode faltar!
Termas De Cacheuta!
Ah! Monumento a Bandeira , Museu e Pinacoteca, deve constar do seu roteiro.
Desfrute a cidade... caminhe pelas lindas praças e Parque San Martin.
Se tiver tempo livre, vá a Godoy Cruz, Maipu y Lujan de Cuyo! Praças lindicas! E você pode fazer tudo isso em coletivos...super tranquilo.(Nós fomos!!!!)
Algumas dicas

Cafés.
 Petrona ( serve inclusive mate/chimarrão),tudo delicioso. E aquele lugar bem cuidado, com louças lindinhas. (Calle San Lorenzo)

Silla 14: Se você é amante de um café de qualidade em um ambiente impecável, este é o café, atenção e café (Brasil, Colombia e outros) da melhor qualidade( Calle San Lorenzo, ao lado do hotel Amerian)

Bianco&Nero: Este é um queridinho de Mendoza( tem vários), gosto de ir na Peatonal Sarmiento pela praticidade. Experimente uma torta com um chocolate Bianco&Nero e garanta a sua vontade de voltar.

Restaurantes
Casa Vieja: Um restaurante de pratos enormes e uma mesa de saladas bem gostosas. Aproveite um dia de fome para visita-lo. O preço é bacana e condiz com o restaurante. E o atendimento também é muito bom.
Asador Don Manuel:  Saboroso, pratos bem apresentados e buenisimo, mesmo com o nome de assador, está assim para um bistrô bacana. Ah! E tem também uma vinoteca. Este ficou sendo o queridinho da vez.

Ceibo: Dispensa indicação, pode ir de olhos fechados. E agora além daquela empanada de ossobuco al mabec, tem empanada de cordeiro(imperdível!!!). E de prato principal peça o cordeiro feito no disco de arado.
  Ofice Bar: Comemos um executivo: Lomo al malbec(afinal estamos na terra do vinho), bem servido, rápido, não é miniatura e claro o precinho pra lá de bom. (comemos o dia que chegamos)Ah! Mais um detalhe: cozinha aberta o dia todo!
Passeios
Recomendo que vejam as diversas agências. Da outra vez que fomos a Mendoza, fizemos todos os passeios com uma única agência ( não sabíamos que os preços variavam), portando dê uma pernadinha e veja o que mais lhe convèm!
Bodegas
Lopez e Nieto Senetiner, as que visitamos desta vez, fizemos por conta e risco. Sem agência.
Bodega Lopes: Fomos com o Metrotranvia e descemos na última estação(Gutierrez), de lá é só caminhar 300 metros e já está na Bodega. A visita guiada e degustação é gratuita e ainda tem desconto na bodega .

Bodega Nieto Senetiner
Em Mendoza tome o coletivo Grupo 1, ramal 206 e desça em frente a Bodega,  a visita deve preferencialmente ser agendada , mas é possível fazer sem agendamento também( ARS 100,00). Tem uma estrutura mais requintada. A Bodega tem opção de restaurante( é caro!!!!) e de uma degustação de vinho e chocolate que é mais econômica , mas bem bacana.

Bodega La Rural
Em Mendoza tome o coletivo Grupo 1, ramal 10, desça na Plazoleta Ruitini, onde tem uma “informação ao turista”, se informe e vá até lá. O bacana desta bodega é que você tem todas as etapas em um só lugar. Lavoura, processo de fabricação, museu e degustação. Obervação: O ingresso que você paga é um voucher para compra na bodega, em resumo, na verdade você não paga entrada, visto que a mesma é revertida na hora da compra.
Das bodegas que conhecemos está é aquela que vai te deixar com a sensação: vi tudo em um só lugar, que bom!!!!!

Termas de Cacheuta
È uma estação termal, de águas profundas, neste período tem menos visitantes, mas no verão dizem que é hiper mega cheio.
São piscinas naturais que as pessoas desfrutam em um dia de lazer.

Opção 1: Ir de Mendoza, desde o Terminal até as Termas de Cacheuta(tudo por conta e risco).
Paga-se uma entrada e desfruta um dia na estação.
Opção 2: Ir com uma agencia de turismo e passar o dia nas termas.
Opção 3:: Ir com uma agencia e passar o dia no hotel que fica próximo as termas e que tem sua própria estrutura. Um dia de SPA que inclui o almoço e as estruturas do hotel/spa.
Creio que qualquer  das opção é bacana , afinal você vai fazer o que melhor se adequar ao seu orçamento.

Altas Montañas

Vale lembrar que fomos em duas épocas distintas, outono(quase inverno) e agora na primavera, as nuances são muito diferentes...é uma outra forma de ver um mesmo lugar.
Bem, por agora é só...mas somos insistentes e claro que voltaremos para fazer o cruce, no período mais apropriado e indicado. Contaremos!