quarta-feira, 20 de maio de 2015

ROSÁRIO

 
 
Rosário!
 
 
                           Foto: Odzioba- Monumento Nacional a la Bandera

 

Já faz um tempinho que estávamos pensando conhecer Rosário.
Rosário está a 308 quilômetros de Buenos Aires, Capital. Tem uma diversidade de transporte para se chegar a Rosário: trem, ônibus e avião.(para quem não tem carro!)
Como é uma viagem rápida, optamos pelo ônibus, nossa primeira viagem de ônibus de larga distancia na Argentina e podemos dizer que foi bastante confortável e econômica. A viagem dura cerca de 4(quatro) horas em opção de poltrona cama e direto(sem paradas intermediárias). Sem dúvida, ficamos fás do conforto e isto aliado a bom preço é uma combinação perfeita.

                                Foto: Ângela  De ônibus! Paisagem da janela...
 
Rosário, a cidade! Superou nossas expectativas! Três dias que valeram a pena!
O encantamento de Rosário sem dúvida alguma é o Rio Paraná, que oferece uma linda vista através da extensa costaneira. Desfrutar a visão do rio navegável é muito interessante, a todo momento cortado por navios cargueiros.
Ao longo da costaneira, há vários pontos turísticos sendo o mais lindo e suntuoso de todos  o Monumento Nacional a la Bandera (vou falar um pouco do monumento mais abaixo), o Museu de Arte Contemporâneo ,os parques ,as feiras de artesanato em diversos pontos são locais pitorescos e ponto de encontro da população local e também de circulação turística.
Admirar  a cidade navegando pelo Rio Paraná é uma visão muito especial. Engraçado, quando caminhamos pela cidade miramos uma cidade mais antiga, quando olhamos do rio contemplamos uma cidade muito moderna com seus grandes espigões sobressaindo e impedindo de ver o antigo da cidade.

 
O passeio de barco pelo  Rio Paraná, permite visualizar o conjunto de ilhas que pertencem a província de Entre Rios(mesmo estando tão próximo de Rosário/Santa Fé!!!) e conhecer um pouco dos hábitos dos moradores, bem como aprender sobre a sazonalidade do rio que modifica a vida dos moradores nos períodos de cheias e secas. Ao longo das ilhas observamos as praias, algumas privativas de clubes, e outros recreios onde as pessoas vão desfrutar os dias ensolarados de verão. Velejar é um dos esportes mais observados, é possível observar os velejadores e os aprendizes de velejadores, crianças aprendendo e exercitando, muito lindo!
Ao longo das ilhas vimos pessoas desfrutando um domingo de lazer, pescando, praticando esportes aquático e compartilhando o "asado", tão peculiar dos argentinos.
O Monumento Nacional a la Bandera: Imponente e majestoso em frente ao Rio, tem um significado muito especial para os argentinos e para nós que vamos "turistar", nos encanta por dois motivos.
Primeiro: é lindo!
Segundo: A admiração que nos desperta o sentimento argentino por seus Símbolos Pátrios e sua História( temos muito que aprender com los hermanos, neste quesito!)                  

 
 
O que fazer em Rosário?
 
1-Caminhar pela costaneira do Rio Paraná.(os vários parques da cidade!)
2-Visitar o casco histórico e caminhar pelas peatonais.
3-Visitar os Museus.
4-Visitar o Monumento Nacional a la Bandera (imperdível!)
5-Encantar-se com a paisagem vista do mirante do Monumento.(imperdível!)
6-Passeio de barco pelo Rio Paraná.(imperdível)
7-Saborear um peixe em um dos bares ao longo do rio desfrutando um tempo agradável.
8-Perder(ganhar) tempo olhando o rio, ver as águas passarem! 
Aproveite para fazer o 7 e 8 de uma só tacada...juntar o útil e agradável!

                            Foto: Odzioba

                           Foto: Odzioba
 
O pessoal de informações turísticas são ótimos para orientar, mas para escolher por exemplo um restaurante...informe-se com a população local, as pessoas adoram compartilhar algo que eles gostam em sua cidade...pergunte onde eles comem um bom pescado...quase sempre você vai comer alguma coisa boa e em um lugar pouco turístico e com um preço justo. E ainda terá a oportunidade de conversar com pessoas do lugar que é sempre gratificante.

Dicas:
Táxi assim com em Buenos Aires não é caro.
Para usar coletivos é necessário ter o cartão local: $20 pesos e carregue como quanto quiser. Há uma grande oferta de transporte público. Os motoristas dos coletivos auxiliam com enorme gentileza, pode perguntar sem receio. Usamos táxi e coletivos, ambos tranquilo.
Um restaurante: La Huella! Imperdível! Que porções generosas! Pedimos um dourado para duas pessoas...nem 4 pessoas dariam conta...portanto pergunte. Voltamos no dia seguinte: mudamos o peixe: Boga... e claro para 1 pessoa! Recomendamos!

                                              Foto: Ângela. Peixe para uma pessoa, para duas era o dobro deste!

Ser cauteloso com a bolsa, recomendação de pessoas locais, porém não observamos nenhuma situação incomoda.
Desfrute a cidade!


O que deu errado:
Informar-se sempre do horário dos restaurantes para evitar espera desnecessária.(tentamos ir ao Estación Guemes) e tivemos incompatibilidade de horário...falta de organização nossa.
Como é outono, roupas mais quentinhas, errado...Rosário é úmida, porém quente!
Pra variar...um incidente: tropecei na escada do barco e estatelei no chão...resultado as canelas roxas e dolorida( eu não passo em branco!!!!), não tirou o brilho do passeio(Ângela).








 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário