domingo, 10 de maio de 2015

PROVÍNCIA DE CÓRDOBA





O planejamento desta viagem foi feito utilizando o Google Earth(distancias entre cidades e outras informações), para elaborar um roteiro que coubesse no tempo disponível, e que nos permitisse ver algumas coisas que queríamos, visto que estamos fazendo espanhol e não poderíamos faltar tanto.
Saímos no dia 6 de abril e voltamos no 12 de abril, lembrando que viajamos de trem e são 14 horas de viagem aproximadamente....enfim no dia 13 de abril estávamos de volta a Buenos Aires.
Villa Carlos Paz é uma cidade onde os argentinos veraneiam, não tem mar, mas tem muita água (rios) no entorno o que permite a prática de esportes e lazer ,tudo isso agregado as serras da província de Córdoba.
A data que escolhemos foi perfeita, não era feriado nem férias, aliás foi logo depois do feriado da Páscoa...perfeito, inclusive pelos custos de hotel e etc, aquela máxima, diminui a demanda o preço logicamente tende a diminuir, mesmo que  pouco. Não tínhamos reserva em Villa Carlos Paz, mas foi muito tranquilo conseguir um hotel( já tínhamos alguns em vista).O serviço de apoio ao turista, foi o melhor que vi na Argentina até hoje...ela te dá uma lista de hotel(dentro do que você quer), inclusive com os respectivos preços de diárias, bárbaro!
Ficamos em um hotel próximo a municipalidade, na avenida San Martin, tudo fácil e tranquilo. O hotel era limpo, silencioso, o proprietário atencioso, o café da manhã horrível...então optamos por tomar café em uma padaria próxima, o preço foi convidativo e como só ficamos para dormir, porque tínhamos passeios todos os dias, mas se você estiver em passeio exclusivamente em Villa Carlos Paz...procure um hotel melhor.(nos pergunte que te indicamos).
Para fazer coisas pela cidade(centro) é dispensável ônibus ou táxi, tudo fácil e perto.
O que você não pode deixar de ver e fazer em Villa Carlos Paz: Reloj Cucu, Paseo de Catamarã pelo lago, caminhar no calçadão e Casinos(não os conhecemos, mas todos disseram que são lindos...as fachadas eram lindas!), na temporada as opções aumentam, pois os espetáculos teatrais de Buenos Aires também são oferecidos.
A cidade tem bons restaurantes e cafés. E como não é temporada, os preços são bacanas.
Recomendo o restaurante La Churrasquiita, excelente! Vitto Café, churros feitinhos na hora, vem quentinho...


De Villa Carlos Paz fizemos passeios, excursão para: Alta Gracia, La Cumbrecita e General Belgrano.
(Existem muitas operadoras de turismo na cidade e atenção porque existe diferença de preços entre elas !)



Alta Gracia

Nesta cidade viveu Che Guevara, por seu clima muito especial para pessoas com problemas respiratórios. Então...claro que uma das atrações da cidade é a casa de Che! Na verdade é  Museu Che Guevara que funciona na casa onde ele viveu.
A cidade conta também com um patrimônio jesuítico significativo, tombado pelo Patrimônio Histórico.

Alta Gracia está no roteiro para uma próxima viagem, para explorar um pouco mais o cotidiano da cidade e também conhecer com mais tempo o seu patrimônio histórico e cultural.(o tempo foi curto!)

La Cumbrecita

Pensa em lugar pitoresco, lindinho...uma cidade peatonal, não circulam carros pela cidade...é para desfrutar este pedacinho da colonização alemã.
Incrustado em um vale cortado por um rio, lá está uma vila repleta de chalés...onde vivem e trabalham descendentes(ou não!!!!)de alemães.
Imagina este recanto no inverno , que segundo disseram é rigoroso, com direito a neve e tal!
Do que sobrevem as pessoas que vivem em La Cumbrecita? Se você disse turismo, acertou em cheio!
Restaurantes de comida alemã, cafés com direito a strudell(delícia!!!!), cerveja artesanal e muito chocolate!
Super recomendo, vá e desfrute deste paraíso, caminhando. pelas ruas, sem ter que pensar se vem carro, curtindo as gordices e a natureza que é impecável neste lugar.




General Belgrano

General Belgrano tem Oktoberfest!
Outra cidade de colonização alemã...!!!!Eu diria que é assim : uma mistura de Campos do Jordão(muito menor!), Monte Verde e Blumenau(muito menor!)
È bonita e gira basicamente em torno do turismo, porém é mais urbana que La Cumbrecita...vale o passeio e deve ser interessante na época da festa da cerveja.
Cafés e restaurantes alemães, muito urbanos, muito turísticos...
Se você tiver que escolher entre La Cumbrecita e Vila General Belgrano...vá a La Cumbrecita, mas se tem tempo conheça as duas...lembrando que: uma é mais natureza, mais rural e a outra é mais urbana, porém ambas tem objetivos turísticos e são lindas!
Chocolates, cervejas artesanais e queijos são os principais produtos da cidade.



Cosquin

Em Cosquin acontecem os festivais de folclore, que são atração na Argentina.
A cidade é pacata, as pessoas extremamente simpáticas, o atendimento em restaurante e/ou loja é cortês...bem típico de uma cidade pequena do interior.
Nosso objetivo em Cosquin era fazer o passeio de trem- Tren de Las Sierras, um passeio que vale a pena!
O trem parte de Cosquin as 14 horas e tem a duração de 1 hora e meia, com objetivo turístico...porque o trem vai até Córdoba, porém o trajeto turístico é até a estação La Calera, neste local, a maioria das pessoas descem e poucos seguem até Córdoba. O trem segue o percurso de um rio entre serras maravilhosas...um passeio que vale a pena!
Nós fizemos este passeio por conta e risco, mas é possível fazer também com excursão, nós é que gostaríamos de conhecer Cosquin e a excursão chega na cidade na hora do trem partir, não atendia nosso objetivo. Ah! Gostamos de folclore e Cosquin é uma referência para quem gosta de folclore.




Córdoba Capital

Em nossa primeira viagem a Córdoba, só ficamos na Capital, então já conhecíamos bastante do patrimônio histórico e cultural da Capital, porém voltamos a Manzana Jesuítica, a Universidade, caminhamos pela peatonal...visitamos livrarias...plazas  e o Monumento aos Desaparecidos da dictadura militar.
Nos encanta em Córdoba, a cordialidade das pessoas, a quantidade de pessoas que circulam pelas ruas, a quantidade de jovens( é uma cidade universitária!), é uma capital com ar interiorino, o que é uma qualidade...dá a impressão de lugar com qualidade de vida.
A volta de Córdoba foi com direito a feliz cumple no trem: foi o dia do meu niver!




Bem...Córdoba a província, não se esgotou nesta viagem.
A próxima? Já tem roteiro, ainda não tem data...mas será em breve.
Onde? Alta Gracia, Mina Claveiro, Nono e Capilla del Monte...compartilharemos com vocês!
Ah! E será de trem novamente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário