sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

TIGRE

 
 
 
Sexta-feira, 31 de janeiro, niver do Alê... nós resolvemos comemorar mesmo de longe o niver do filhote e fomos a Tigre.
Tigre é um passeio obrigatório para quem vem a Buenos Aires, por esta razão já fomos a Tigre várias vezes, mas sempre fizemos mais do mesmo: barco até o Delta do Rio Paraná, no máximo um almoço por lá e fim.
Bem, hoje resolvemos ir até o mercado de frutos, que é tudo que você possa imaginar, menos um mercado de frutos( nem frutas e nem frutos do mar), mas que lugar muito agradável...passeio super gostoso para uma sexta-feira, ensolarada e calorosa...
No mercado de frutos, tem desde flora(flores e plantas), passando por artesanato de todas as esferas(madeira, metal, tecido, móveis) até essências e vidrarias, tipo material para fazer difusor de ambiente...amamos o passeio.
Intercalando a isso claro que almoçamos, nem eram assim tantas opções e acabamos por um almoço bem argentino: uma parrilla, foi bom...isso significa que foi bom mais nem tanto.
Em Tigre além do passeio obrigatório de barco, também tem um parque(Parque de La Costa), um cassino, um teatro...e inúmeras atrações para se fazer, tipo passeios de um dia, portanto significa que ainda teremos muitas vezes de Tigre...
Nós os aventureiros na maturidade recomendamos: Vindo a Buenos Aires vá a Tigre...mais de uma vez!


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

LA PLATA



Domingo fomos a La Plata!
Estação Retiro( que por sinal é bem perto de onde moramos), uma hora depois pela auto pista chegamos a La Plata, o ônibus é tipo região metropolitana, pode-se inclusive pagar com cartão SUBE, 25 pesos ou 30 pesos sem cartão.

La Plata!
"La Plata é uma cidade argentina, capital da província de Buenos Aires. A cidade foi fundada pelo governador Dardo Rocha, a 19 de Novembro de 1882, para servir de capital da província, após Buenos Aires se ter tornado um distrito federal.
Tem uma área de aproximadamente 940 km². A sua população é de 732 503 habitantes, sendo a densidade populacional de 585 hab/km².
La Plata foi considerada, por um tempo, uma cidade universitária. Muitos migravam para a cidade nas décadas de 70 e 80 para estudar, tanto argentinos como estrangeiros.
Possui uma arquitetura muito característica, conservada também em prédios da municipalidad de La Plata. As ruas da cidade possuem números ao invés de nomes, e sua ordem progressiva permite que visitantes encontrem um endereço facilmente. Além disso, quatro ruas diagonais cortam a cidade toda em formato de 'X', e em suas intersecções com avenidas principais existem várias pequenas praças, onde aos finais de semana costumeiramente se realizam festivais culturais. Os principais pontos turísticos da cidade são a Plazza Moreno, o Museu de Ciências Naturais e o Zoológico Municipal.
Muitos fazem confusão com Mar del Plata, porém esta cidade nada tem a ver com a outra cidade litorânea"  http://pt.wikipedia.org/wiki/La_Plata

                                                                     Fotos: Francisco Odzioba/janeiro 2014

A cidade é bem fácil de se locomover, as ruas são numeradas e tem as diagonais que cortam a cidade, então com um guia na mão é fácil chegar a todos os lugares. É de fácil compreensão. É uma cidade planejada.
Muitas construções antigas, uma catedral gótica e o prédio da municipalidade (prefeitura?), tudo muito lindo! Arborizada, muitas praças intensamente frequentadas, museus e também a Universidade de La Plata que atrai muitos jovens a cidade. E para combinar com o clima da cidade um almoço ao ar livre.
É um passeio para várias vezes, inclusive porque tem uma programação cultural em distintas épocas do ano que vale a pena( li algumas programações)
Adoramos o passeio, um domingo ensolarado e com temperatura agradável ajudaram a curtir o passeio.
Valeu e recomendamos!




sábado, 25 de janeiro de 2014

UM AMONTOADO DE NOVAS INFORMAÇÕES

 



 
 Ontem pela manhã enquanto tomávamos café, sempre ouvimos rádio é um hábito que estamos incorporando para ouvir mais a sonoridade do espanhol deparamos com notícias do mundo econômico, uma nova medida para conter a alta do dólar.
Aqui na Argentina o dólar é de uma importância muito singular no cotidiano das pessoas, a moeda oficial é o peso, mas tudo está atrelado ao dólar (lembra uns tempos em um passado não muito remoto do Brasil).Televisão, rádio e pessoas, todos só falavam em um único tema a retirada do controle para a compra de dólares...(mais ou menos isso)
Bem...medidas econômicas a parte...seguimos assim descobrindo o cotidiano porteño.
 Aventurei-me ontem a descobrir  a 25 de março daqui, na verdade é uma mistura de Pari, Brás e 25 de março em um só lugar, fui ao Once...comprinhas básicas para a casa ( mesmo o apartamento tendo o essencial, sempre precisamos de alguma coisinha para dar a SUA cara ao lugar), e aproveitei as dicas da Raquel para comprar uns aviamentos.( detalhe: fui por conta e risco, sem o Odzioba, rs).
Ah nesta semana fui também ao bario chino...gostei! Acho que é um lugar diferente e fora do eixo de turismo aqui em Buenos Aires, o que é bacana, lá se encontra muitas coisas de alimentação natural e claro comidinhas orientais com aspecto bacana, de coisa fresquinha, tem também as lojas de bugigangas, mas achei que o forte mesmo é o mercado de alimentação.
Temos descoberto o entorno de onde estamos vivendo e criando autonomia em algumas ações, algumas ações fazemos com assessoria e outros nos aventuramos por conta e risco.
Hoje foi dia de almoço e passeio em Puerto Madero, almoçamos mais tarde e aproveitamos para uma caminhada sem pretensão.


 
 
 
 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MOMENTOS

Aprendi há alguns anos atrás que foto é mais que uma "recordação" bacana, foto é registro, é documento, é um arquivo com  registro de MOMENTOS e passei a ter um outro olhar para fotografia. Ah!!! E mesmo com toda praticidade da foto digital eu ainda gosto mesmo de uma foto no papel...


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CAMINHANDO...(com ou sem intuição)

 
 
Tem sido muito especial o retorno que recebemos pelas publicações do blog.
Aos poucos estamos trilhando o caminho, muitos tem sido nossas bússolas nesta caminhada, nos dão o caminho das pedras...e em algumas ações também usamos a intuição (mesmo quando ela falha), mas vamos tentando...
Neste final de semana recebemos para um papo agradável o Diego Solda (Solim Travel) e o Yuri Alecrim...nossas primeiras visitas , como a virtualidade acaba por aproximar as pessoas, só ontem os conhecemos pessoalmente, mas parecia que já os conhecia de tempos, isso porque os grupos são facilitadores desta aproximação (muitas dúvidas tiradas...e claro, mais caminho das pedras...)
Um post do blog,  trouxe informação preciosa a respeito das mercérias...(material para artesanato)fornecida pela Raquel Farias, que ainda não conheço, mas quero conhecer logo, uma menina do grupo " Brazucas em Buenos Aires" .
Então...
Gostamos muito de conhecer " Mercado Central" dos lugares, e morando em Buenos Aires claro que tivemos a curiosidade de conhecer o mercado central daqui....(sabe aquela intuição que falha, pois é...), já sabíamos que era longe(próximo ao Aeroporto Ezeiza)....mais ou menos 1(uma) hora de ônibus, ....calorão caprichado...e lá vão os aventureiros da maturidade....o plano era almoçar no mercado central....(acabamos jantando quando voltamos)...decepção o mercado central é assim uma espécie de CEASA...já que fomos, aproveitamos e trouxemos algumas coisas, mas fica a dica: para consumidor final não vale a pena...
Enfim....tudo é uma aventura...e assim vamos caminhando com ou sem intuição, errando e/ou acertando, mas sempre aventurando.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PRIMEIRAS IMPRESSÕES REAIS



Mesmo  vindo passear(planejar) algumas vezes em Buenos Aires, as impressões do cotidiano, só tomam forma quando você está vivenciando.
Algumas coisas são bem essenciais aqui, para o meu gosto, Guia T, mapa interativo... e cartão SUBE...parece tosco, não? Mas sem o cartão SUBE não tem como usar o ônibus...que aliás tem uma frequência da melhor qualidade e também roteiros para todos os lados, locomover aqui é bem fácil, e também diga-se de passagem, MUITO barato.
Ainda estou me batendo para achar algumas coisas, nem tão essenciais, mas que para uma pessoa com vontade de fazer algo precisa, loja de aviamentos, tipo linha, botão, tecidos...ainda não encontrei, nem com a ajuda do SANTO GOOGLE...rs( só para fazer uns artesanatos).
Ainda ficamos espantados com os preços, esquecemos a todo momento que os preços são pesos...não reais, mas algumas coisas achei mais caras que o Brasil, câmbios e relatividades a parte...
 Pão e água  tem sido uma dificuldade, ou seja, encontrei um pão tipo francês...pois aqui em casa uma das nossas vários divergências...marido adepto aos pães integrais(tem um montão desses industrializados)...eu fascinada por pão francês...não que eu não goste de mediaslunas, mas nada igual a um pão francês. E quanto a água ainda não achamos uma daquelas deliciosas que matam a sede pra valer...cada dia compramos uma nova marca para experimentar
Na realidade agora começamos de fato a vivenciar o cotidiano, estamos nos inserindo gradativamente no contexto local e para ser sincera, como tem coisas agradáveis...passeios ao ar livre, muitos parques, muitos locais públicos gostosos de passar um pedaço do dia...temos muito a descobrir e muito a aprender deste novo cotidiano, mas estamos abertos a novos aprendizados e só isso nos qualifica a novas experiências, novas amizades, novos conhecimentos...
Ontem almoçamos em um restaurante velho conhecido, Desnível, em San Telmo e aproveitamos para descansar no Parque Lezama...ar fresco, pessoas, crianças, cachorros...enfim: VIDA!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

COISAS PRÁTICAS...(como diria meu filho Alê)



Coisas práticas tem sido minhas ocupações nestes primeiros dias...
A cada hora descubro que preciso de mais alguma coisa e que poderia, ou melhor, deveria ter trago algumas coisinhas que preciso para o dia a dia...assim me descubro indo comprar alguma coisa e nem bem chego em casa , percebo que para fazer "isto" preciso "daquilo"...e lá vou eu novamente. Tem me feito lembrar uma frase que costumo falar para os alunos: Tá achando que sua nota é por KM rodado? Se aplica muito bem a mim nestes últimos dias...
O Diego da Solim Travel,(do grupo dos Brazucas do Facebook)  tem sido um assessor porreta...sempre estou pedindo um help...as dicas dos mercados foram essenciais... e aproveito para agradecer ...
Hoje entre um vai e vem...acabei fazendo um artesanato básico pra não perder o costume e também porque faz um bem danado pra mente, caixinha de porta treco, preto e branco , ficou lindinha a minha caixinha galo/corintiana...
Tenho falado com Higor e recebi um e-mail lindo do Alê...adorei!
E mato a saudades dos amigos pelo face...  
Os dias tem passado muito rapidamente...
 

sábado, 11 de janeiro de 2014

PARTIDA E CHEGADA

 
 
Partimos....
No dia 8 tudo certinho...parte burocrática, malas , despedidas...estas muito triste, contrastando com a alegria dos planos, afinal é uma mudança, temporária, mas mudança...
Chegamos...
Tudo bem tranquilo...e dentro do previsto.
No dia 9 viemos receber o apartamento, corretor pontual e cortês...já conhecíamos o apartamento, ficamos hospedados aqui no ano passado, já com o objetivo de conhecer e pesquisar apartamentos (lembra da preparação citada em um post), portanto sem surpresas, tudo como o esperado.
Dormimos em um hotel situada a uma quadra do apartamento, portanto buscar as malas foi molezinha ( quase, pois as mesmas estavam pesadas ), mas nada que os aventureiros não fossem capazes.
Dia de arrumar os pertences nos lugares...e observar o que seria necessário para tornar a temporada confortável....estes afazeres consumiu o dia e nem percebemos que o almuerzo já havia ficado e agora seria uma cena adelantada....mas muito bem vinda...
No dia 10, começamos a vida real pra valer, coisas práticas nos esperam... mercado, tarjeta de auto bus, chip para celular, batemos uma perna mais ou menos, precisávamos de algumas quinquilharias para casa e lá fomos nós, mas foi um tempo gostoso...afinal precisamos ter bom senso e ver o que de fato seria necessário, mas foi bem divertido...ainda faltam algumas coisas, mas vamos ajeitando( dando a nossa "cara" ao lugar)
Ah...e a noite...um rolê na vizinhança....muito calor e um ar livre faz muito bem!


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

CONTAGEM REGRESSIVA - PARTE II


Agora só faltam 2 dias...
Vixi...o frio na barriga agora é inevitável.
Últimos detalhes de fato, hora de fechar as mala (caso contrário ainda vamos querer "enfiar" mais alguma coisa!)
Comprar o café...este é um companheiro que não podemos deixar para trás... o nosso é muiiiiiiiiiito bom!
Algumas coisas burocráticas...mas necessárias também serão feitas hoje! E uma prainha no final da tarde...
Amanhã passaremos o dia com o Higor em Atibaia.
Então...é o que temos pra hoje!

domingo, 5 de janeiro de 2014

CONTAGEM REGRESSIVA


Agora falta pouquinho...
         Por mais que tenha sido preparada a viagem, sempre tem alguma coisa para a última hora, mas hoje na contagem 3, resolvemos deixar tudo para o 2 e vamos curtir uma praia...
A Caçandoca é a nossa praia predileta! E lá vamos nós...
A mala, os telefonemas e os últimos acertos podem esperar...
 
Dica:Praia da Caçandoca
           Praia de areia branca e fina, águas tranquilas, o acesso é por uma estrada de terra que exige atenção, por isso não fica com lotação esgotada, fazendo desta  praia um lugar tranquilo

sábado, 4 de janeiro de 2014

AVENTURA NA MATURIDADE: Relatando os planos



Por que " Aventuras na Maturidade"?
 
O mais óbvio é porque estamos na maturidade, não velhos. a outra opção é pelo fato de resolvermos "aventurar" em outro local não sendo mais jovenzinhos...estamos tentando mostrar que na maturidade também temos sonhos.
Resolvemos depois de um longo período de "turistar" pela Argentina, passar um período, um tempo, talvez nos propiciar um "ano sabático" ir viver em Buenos Aires,avisando desde já que é um período, um tempo...(é provisório) e não definitivo.
Sem motivos especiais para que isso aconteça...não há mistérios...não há segredos...só o desejo de nos aventurar por um período.
E por que a Argentina? Alguns podem achar que o motivo é o cambio pseudo favorável, mas não se esqueçam que a inflação por lá faz qualquer cambio ficar desfavorável...
Na real gostamos da Argentina, visitamos algumas vezes e nos preparamos por um longo período antes de nos "aventurar", os planos e preparativos foram feitos por mais ou menos um ano e meio.
Fizemos os planos, traçamos metas e colocamos nas mãos do SENHOR e pedimos sempre: que os planos fossem concretizados se fossem os PLANOS que DEUS tinha para nós.
A preparação incluiu comunicação com órgãos oficiais, leitura de blogs, participação de grupos de facebook e contatos com amigos de amigos( em especial amigos do Alexandre nosso filho) e com novos amigos que fizemos.
No dia 8 de janeiro partiremos, com ansiedade...com preocupação com o novo, com expectativas e cheios de nostalgia...estamos deixando o filho Higor e sua esposa Cinthian , o filho Alexandre já bateu asas(mora e estuda na França), mas sempre vai estar embaixo de nossas asas...  parentes (íncluo aqui todos para não esquecer nomes...) e os amigos queridos....
A saudade será inevitável, mas temos uma teoria muito particular sobre saudade: só sentimos saudades do que nos faz feliz...portanto saudade é uma emoção muito especial!
Este e o nosso primeiro relato do " Aventuras na Maturidade"....muitos outros virão e esperamos compartilhar com vocês....
Com um carinho super especial...os aventureiros da maturidade.
                Francisco Odzioba e Ângela