terça-feira, 16 de julho de 2019

VIAGEM AO RIO GRANDE DO SUL



A viagem ao Rio Grande do Sul surgiu do desejo de  dar uma pernadinha, mas desta vez de carro, decidimos por saber que o Sul do Brasil nesta época do ano é certeza de beleza natural e muitas gostosuras gastronômicas.
Nossa viagem foi um pouquinho diferente, viajamos com um casal de amigos, Judite e Campos(Adão), o que deu um tom distinto a viagem, companheiros para uma prosa, para tornar a viagem menos cansativa e de grandes risadas, na verdade nos divertimos e alegramos por eles terem aceito o convite.
Judite e Campos: um casal que vive em Joinville, mas que somos todos amigos de longa data.
Meu marido e Campos são amigos de uma vida, eles já são amigos há mais de 50 anos, uma amizade assim dispensa qualquer outra apresentação: amigos de uma vida!!!!!!

Nosso roteiro:
Atibaia/(SP)/Joinville (SC) Saímos pela manhã de Atibaia e no meio da tarde chegamos em Joinville onde encontramos os nossos amigos.
Joinville(SC)/Canela RS), fomos com tranquilidade uma viagem de pequenas férias, paramos para o chimarrão, para admirar os cânions em Itati (RS), desfrutamos a bela paisagem. Almoçamos no Tainha, mas o melhor almoço é servido até as 14:00, o restaurante oferece um a la carte assim assim, (na verdade não recomendamos ), o restaurante é bom o self service e as variedades de chás e cafés, já o a la carte deixa a desejar.
Chegamos em Canela! Check- in feito, as reservas já estavam feitas, Hotel Tisiane uma grande surpresa, bem localizado, ótimo preço é um apartamento enorme.uma saleta com sofá e TV , o quarto(também com TV) e um banheiro confortável , único porém é a calefação do quarto, acho que é necessário investir mais na caldeira(não é frio, mas o clima é necessário um pouco mais de calor para proporcionar mais aconchego). O café da manhã é delicioso e em um ambiente muito agradável! Não esqueça esta dica : Excelente custo beneficio! Recomendamos !!!!!





Na primeira tarde/noite optamos por dar uma voltinha pela cidade: Catedral de Pedra e arredores, finalizamos com um chocolate quente na cafeteria Caracol( uma delicia!!!!!), e gente, Canela estava com temperatura entre 4 e 6 ....fomos de carro até o centro ( desnecessário , tudo muito perto para deslocar), aproveitamos para comprar umas gostosuras para beliscar.
Gramado:Nosso segundo dia foi dia de apresentar Gramado aos nossos amigos! Fizemos o básico: centro, rua fechada , vista dos cânions, relógio musical, casas de chocolates e atrações centrais de Gramado. Não poderia faltar a sede do Festival de Cinema de Gramado.  Optamos por almoçar um fondue, é algo tão farto que degustar independe de ser almoço ou jantar. Sinceramente, achamos muito bom fondue na hora do almoço, experimente e inove sem medo!!!! ( e estava muito frio, combinou perfeitamente). No retorno a Canela paramos no Mundo a Vapor, que é uma parada imperdível! Jantamos no hotel, ou melhor, compartilhamos um vinho, um petisco com os amigos e fomos dormir , o dia seguinte seria hora de partir!







Manhã seguinte: café da manhã, check -out e bye bye Canela!!!!
Canela/nova Petrópolis/Caxias do Sul : Saímos de Canela, direção a Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: Caminhamos pelo centro da cidade, brincamos no labirinto verde(muito divertido!!!!!), fomos ao Parque do Imigrante, vale a visita, compra a entrada e vá por conta é oferecido um transporte(pago), mas é dispensável a caminhada é bastante simpática e você chega a replica de uma vila dos imigrantes( igreja, cemitério, escola, casa do professor e um Museu), dentro do parque tem lojinhas de artesanato, tem cafeteria e lanchonete), o parque é organizado e  lindo.
Finalizamos com um almoço super gostosinho e com um preço justo. Recomendamos!
Finalizamos com gostinho de quero mais, em nossa próxima viagem, ficaremos hospedados pelo menos um dia em Nova Petrópolis.
Rumo a Caxias do Sul: Gente que estrada linda é essa? Aproveite para ir se deliciando com a natureza!!!!! Lindo, lindo!!!!!
Caxias do Sul: , Toda aquela rotina : Check in, ir para o quarto acomodar e pensar em comer.Ficamos hospedados ao lado do Shopping Iguatemi, gostamos bastante pela praticidade em poder comer pertinho e com opções para todos os gostos e já utilizamos nesta primeira noite em Caxias do Sul, tudo certinho, retornamos ao hotel para descansar o dia tinha sido longo.
Explorando Caxias do Sul: Nossa primeira saída optamos por ir de Uber, o Campos tinha o aplicativo e já fomos conhecer o centro e escolher um programa de vinícola, para nossa surpresa todas as vinícolas são bem distantes do centro. O atendimento ao turista no centro de Caxias é bem receptivo.
Visitamos duas igrejas ( catedral) e a do Peregrino, com obras muito interessantes e uma replica da Pietá. Para finalizar nossa andança pelo centro de Caxias resolvemos almoçar em uma churrascaria, afinal estávamos no RS, não decepcionou, mas também não surpreendeu...e olha que foi recomendada por várias pessoas, eu diria que é ok. Fim de tarde e cansados, resolvemos comer no hotel, pedimos uns petiscos e umas cervejas e estávamos resolvidos, foi bom ,pratico e com preço justo.











E hoje foi dia deeeee? Bento Gonçalves!!!!!! Bento Gonçalves tem muitas atrações, elas giram em torno da imigração e das vinícolas e em alguns momentos as duas atrações se misturam;
O que fizemos? No primeiro dia fizemos a viagem de trem, é divertida, alegre e não acho dispensável, não é barato(gira em torno de 180,00 com direito a desconto de 50% para idosos), incluso no passeio está a Epopeia Italiana ( um teatro temático contando a história da imigração) e uma pequena degustação.Ah! tem uma degustação também nas estações (vinhos e  espumantes) .
O passeio dura em torno de 3 horas,(entre passeio e epopeia) deve ser reservado com antecedência. O teatro você pode participar antes ou depois da viagem de trem. Depois de todo este agito, não queríamos ir a lugar nenhum para comer, resultado comemos no shopping ao lado do hotel.










Dia seguinte? Mais Bento Gonçalves!!!!!! Hoje foi dia do Vale dos Vinhedos. O que é o Vale dos Vinhedos? Uma região onde se concentram várias vinícolas, desde as grandes tipo: AlmaUnica, Miolo, Aurora, Salton e outras, mas também tem os pequenos produtores com pequenas vinícolas e que promovem turismo rural com degustação, visitas e almoço. Nas grandes vinícolas o ideal é agendar, mas se você tem disponibilidade de esperar um pouco, é possível fazer sem agenda. O preço da visita guiada e degustação são bem variados, vou deixar o link do  Vale dos Vinhedos e você pode consultar. Vale muitíssimo a pena a visita ao Vale dos Vinhedos. Já que estávamos no clima, almoçamos em um restaurante italiano delicioso, Di Paolo! (porções generosas e preços ok!)








Observação: 1- Você pode ir, comprar na vinícola e não necessariamente fazer a degustação.
2- Hoje nós repensaríamos hospedar em Caxias do Sul (talvez um pouco mais em Canela e Bento Gonçalves), o hotel era excelente, mas as atrações em Bento Gonçalves são mais simpáticas.


       



Nenhum comentário:

Postar um comentário