segunda-feira, 10 de setembro de 2018

PLANEJAMENTO DE VIAGEM



DICA DE HOJE:

PLANEJAMENTO DE VIAGEM!!!

Definir o destino é a primeira coisa que precisamos fazer, em seguida vamos ao planejamento!!!
Planejamento? Sim, a palavra já diz, para uma viagem é sempre necessário um planejamento, um orçamento, uma planilha, não é necessário ser de Excel, pode ser aquele caderninho básico de anotações!
Atualmente ao contrário do que se diz, as passagens aéreas estão mais caras, aquela conversa que sem bagagem despachada ficaria mais barato é só conversa!!!!
O que fazer para baixar o custo de uma viagem?
Defina a data!!!! Caso você tenha disponibilidade, evite feriados prolongados, inclusive os feriados do seu destino, evite o período de férias escolares, maior demanda maior custo, portanto escolha com cuidado, sempre que possível as datas, Definido as datas é hora de buscar passagens. Como fazer isso? Fique de olho nas promoções das companhias aéreas, Entre nos sites diariamente, em algum momento fica mais barato. Outra dica preciosa é abrir o leque um pouquinho, checar se para aquela cidade próxima está mais barato(no caso de Europa, quem sabe para aquele país?????) Outra dica é observar se tem direito a mala despachada ou não , caso não tenha, o ideal é já comprar na hora da compra da passagem é SEMPRE mais barato.
Comprar passagem com programas de pontos? Use o mesmo processo de busca, as vezes o horário ou o aeroporto mais distante oferece  a menor quantidade de pontos e atualmente quase todos os aeroportos, mesmo os distantes, oferecem opções de transporte público, não tenha receio. Pesquise antes como e quais são as opções de transportes para saída do aeroporto.
Outras opções são as passagens rodoviárias (para viagens curtas) e em alguns países as viagens de trem, quase sempre vale a pena, as estações são centrais e o check in não te toma tempo
Passagem comprada é hora de pensar na hospedagem!
Hoje os hotéis e pousadas já não são a única opções para sua estadia em viagens: hotéis, hostel, apartamentos temporários inteiros ou quartos em apartamentos e até mesmo a troca de hospedagem(não é uma prática comum para viajantes na maturidade, mas não é inviável), o que acontece que é a opção tem muito a ver com o orçamento disponível para a hospedagem! Nós atualmente gostamos mais de apartamentos temporários, você tem mais liberdade que um hotel, tem opção de cozinhar  e fazer o seu cafezinho, mas é muito importante escolher bastante o local, ver o entorno, leia, leia muito os comentários e não tenha receio de perguntar ao anfitrião que está te alugando detalhes que  você ainda tenha duvida,, Na nossa última viagem optamos por hotéis, o motivo foi o custo, os apartamentos temporários para o mês de agosto na Europa(férias dos Europeus), estava mais caro os apartamentos que os hotéis!!!! Outro detalhe, não tínhamos pesquisado sobre hostel e os mesmos tinham uma qualidade MUITO superior aos hotéis que reservamos e com o preço muito similar( quartos privados), o que significa que na próxima viagem será uma alternativa imediata de procura.
Como escolher os locais para comer? Claro que sempre vai ter aquele restaurante que um amigo indicou ou aquele famosinho que você deseja conhecer, mas se você quer conhecer a comida local de qualidade pergunte para as pessoas da cidade, onde eles comem e qual o prato que eles recomendam, certamente você vai comer bem e barato!!!!! Melhor indicador de restaurante é quem come e gosta...não deixe de conversar com a população local!
Obs: Não deixe de pesquisar hotel também em agencias de viagens, algumas vezes eles tem promoções que valem a pena especialmente se for viagem internacional. A outra vantagem é que você já vai com o hotel pago e  paga em reais, sem surpresas, especialmente com o dólar instável  como anda.


Relato de uma experiência recente!


Tínhamos pontos do programa de fidelidade vencendo, pensamos em uma viagem que usasse poucos pontos. Começamos a pesquisar destinos, tínhamos alguns em mente, mas tudo usaria muitos pontos. O que fazer? Gostamos muito da Argentina e como havia uma promoção de pontos para lá, decisão tomada! Argentina com 8000 pontos por trecho! Atualmente 8000 pontos está difícil até mesmo para destino nacional, imagine para destino internacional!  Veja a passagem foi comprada em maio para viajar em final de outubro! Valeu a pena!!!!
Agora em setembro começamos a buscar hospedagem, os preços do hotel estavam altos, buscamos apartamentos temporários por uma imobiliária em Buenos Aires, resultado, descartamos visto que os preços eram dolarizados e dólar neste momento é inviável. Fomos procurar no site  Airbnb, temos preferencia pela região central de Buenos Aires, encontramos um apartamento na área que e por um preço muito bacana! Ah! Olhamos os dados do apartamento, buscamos ver no Google Eart e ainda assim ficamos com algumas dúvidas, perguntas e perguntas para o anfitrião, depois de todas as dúvidas sanadas apartamento reservado!!!
Como vocês podem ver tudo foi feito com muita antecedência, é um risco? Sim, podem acontecer imprevistos, mas não temos o controle de tudo, o que podemos prever fazemos e torcemos (oramos para que os nossos planos coincidam com os planos que Deus tem para nós!!!!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário