sábado, 28 de novembro de 2015

UAU!!!! 2.500 LEITORES!



 
 
Estamos na reta final por aqui....uma semana mais e retornamos!
Então, 22 meses depois... cerca de 2.500 leitores!
Um número significativo, pois nosso objetivo é tão somente compartilhar nossas andanças com os amigos.
Obrigada por nos acompanhar nestas Aventuras na Maturidade.
O blog continuará, afinal somos uns Aventureiros na Maturidade com bastante vontade de conhecer novos lugares, outras experiências e seguimos compartindo as postagens com vocês.
Muito obrigada(o) a vocês que nos prestigiaram!

domingo, 22 de novembro de 2015

QUASE DOIS ANOS(22 meses)....40 CIDADES !


  No período de 22 meses...visitamos 40 cidades(Cidades e/ou Capitais) na Argentina,   conhecendo distintas paisagens, culturas e especialmente o de  jeito de ser das pessoas e suas peculiaridades.
  Claro que conhecer lugares acrescenta e muito a todos nós, tem sido uma experiência muito produtiva, fruto de uma aventura planejada e estruturada para ser vivenciada de uma forma tranquila e que nos produzisse muito prazer.
    Resolvemos fazer uma retrospectiva através de fotos e compartilhamos com vocês!
    Venham conosco?



 
 

Provincia de Buenos Aires
Buenos Aires- Capital Federal
 

Escobar
 

La Plata

Lujan

Mar del Plata

 


Pilar
 

Quilmes

Tigre 

Provincia de Córdoba

Córdoba - Capital

Alta Gracia

Cosquin
 

Cumbrecita
Villa Carlos Paz



Mina Clavero

 Villa Cura Brochero


 

Villa General  Belgrano 
 

Provincia de Corrientes 

Paso de los Libres 



Provincia de Jujuy 
 
San Salvador de Jujuy- Capital



Purmamarca

 

Quebrada de Humahuaca

Salinas Grandes



San Antônio de Los Cobres
 

Tilcara 

 

Provincia de Mendoza 

Mendoza- Capital
 


Altas Montanhas
 

Chacras
 

Cacheuta

Lujan de Cuyo

Maipu
 



Uspallata 
 

Provincia de Neuquém 

Villa Angustura 
 

Provincia de Salta 

Salta- Capital

Cachi
 

Cafayate

Cerrillo
 

La Merced

 

Provincia de Santa Cruz 

El Calafate 
 

Provincia de Santa Fé 

Rosário 

Provincia de Rio Negro 

San Carlos de Bariloche 

Provincia de Tierra del  Fuego 

Ushuaia

Província de Tucumán
San Miguel de Tucumán- Capital

 
Tafi del Valle

 




sexta-feira, 20 de novembro de 2015

SALTA,JUJUY E TUCUMÁN



O Norte da Argentina nos cativou e pensamos em encerrar esse período por aqui com um retorno à Salta, mas queríamos agregar também outras duas província, na verdade as capitais das províncias de Jujuy(San Salvador de Jujuy) e Tucumán( San Miguel de Tucumán).
Na nossa viagem passada fizemos todos os passeios regionais: Cafayate, Cachi, Pumamarca, Humauhaca, Santo Antônio de Los Cobres e Salinas Grandes, com todos os atrativos....Cerro de Sete Colores, as Quebradas, Ruínas, bodegas e tudo que tinha direito...aliás super recomendamos é tudo muito muito lindo!
Desta vez nosso roteiro principal: explorar as capitais! (tudo por conta e risco!!!!)




A viagem!
Dia 03
Iniciamos nossa viagem por Salta(voo Buenos Aires/Salta).
Não tínhamos passagens para Tucumán que seria nosso próximo destino, mas tínhamos pensado em chegar em Salta e ir direto a Tucumán....não foi possível, a viagem dura aproximadamente 4 horas então resolvemos dormir em Salta e sair no outro dia cedo. Dormimos no Hotel Guemes...um hotel econômico e péssimo...de bom mesmo só a localização....como seria somente uma noite, assim foi feito.

Dia 04

No dia seguinte saímos cedinho para Tucumán, um ônibus bastante confortável, com direito a café, bolachas e refri. Na verdade dormimos todo o tempo. Chegamos a San Miguel de Tucumán!
Na rodoviária fomos direto para as informações turísticas. Que eficiência! Saímos da oficina(escritório) de Turismo, com todas as informações necessárias(mapa com pontos turísticos ) e acreditem: com um hotel reservado! Já fiquei encantada com a boa receptividade que dão ao turista!
Hotel Versalles, muito centrico, ótima localização e um pouco decadente, deve ter tido seu momento de apogeu.
Para comer indicamos o restaurante:     Restaurante Plaza. Como dizem os argentinos: É bárbaro!

O que visitar em Tucumán

Plaza Independência
Casa de Gobierno
La Catedral
Basilica de San Francisco
Casa Histórica da Independência
Iglesia de La Merced




Casa del Presidente Avellaneda
Parque 9 de julio
Teatro Mercedes Sosa

Dia 04
San Miguel de Tucumán

San Miguel de Tucumán é uma capital bem pequena, assim como a sua Província, a menor da Argentina e os pontos turísticos estão todos centralizados, resumindo em um dia você faz tranquilamente todos estes pontos.
O ponto alto desta viagem é ir de San Miguel de Tucumán até Cafayate( Província de Salta), a estrada segue por uma serra espetacular (Cornisa) com uma mata peculiar e seguindo o curso de um rio, por vezes estávamos muito acima do rio, por vez ao nível do rio, até as altas montanhas e chegar a 3.200 metros de altitude(3.200 SNM), Esta estrada  leva a Tafi del Valle( estancia climática) e também a alguns pontos turísticos da província , as Ruínas de Quilmes é um destes pontos. O atrativo principal de Tucumán para turismo é fazer o trajeto até Cafayate. Imperdível!!!!







Cafayate

Dia 05
Já tínhamos visitado Cafayate da outra vez que fomos a Salta.
Como já conhecíamos, fomos ao mesmo restaurante, para não ter erro. Os pratos pedidos: Tamal(parente próximo da pamonha) , cazuela de chivito e para acompanhar tudo isso: um torrontés de Cafayate e de nome Cafayate( o nosso preferido).
Visite as bodegas que vale a pena, pertinho do centro, (é preciso contratar um remis) se você como nós estiver de ônibus.
Hora de retornar a Salta, fomos até a rodoviária, o ônibus tinha acabado de sair e o próximo seria depois de umas 3 horas, ok, vamos esperar. Estávamos na pracinha matando tempo quando aparece um remis buscando pessoas para compartilhar o carro, resumindo, fomos de carro pelo mesmo preço da passagem de ônibus.

Salta
Dia 05
De novo em Salta!
Agora já estávamos mais ou menos organizados, tínhamos duas opções de hotel: Amerian ou Salta!
Decidimos Hotel Salta! Em plena praça 9 de julio. Entusiasmados com o hotel, é um hotel tradicional o mais antigo de Salta, tem uma linda e colonial fachada, tudo lindinho. Pero....nem tudo era lindinho...rs. O hotel tem piso de madeira(tacos), e usam uma cera ou algo assim que deixa um cheiro de combustível no quarto...eu (Àngela) e a minha famosa alergia não conseguimos passar em branco.
Tivemos que mudar não só de apartamento, mas também de andar, porque além do cheiro da cera o corredor tinha um forte cheiro de inseticida. O hotel é lindo e caro, então se você tiver algum problema alérgico já avisa logo na recepção para que eles providenciem um apartamento adequado
Apartamento trocado foi só desfrutar!
Na primeira noite saímos para jantar . Adivinha onde? Dona Salta, claro! De longe o melhor restaurante de Salta. Comida ótima, atenção idem e preço bacana!







Explorando Salta
Dia 06
Fomos juntos ao Mercado de Artesanías, um prédio da época dos jesuítas, onde funcionava uma casa de harinas(farinhas) e que já há alguns anos funciona como um espaço onde  vendem artesantos regionais.
Neste dia foi pura preguiça...fizemos coisa distintas, eu fui caminhar pelos museus: Arte Moderna e de Antropologia de Altas Montañas e Odzioba foi explorar outros lugares, inclusive  foi providenciar as entradas para a Peña que visitamos a noite. Peña Nochera: Era um evento de Peña Solidária, apresentaram muitos cantores e também grupos de folclore(adoramos!), foi uma noite bastante agradável: comida boa, música e ambiente agradável, vinho e alegria de participar de um evento solidário. O que mais poderia desejar? Depois desta maratona, somente nos restava dormir muito!
Explorando Salta
Dia O7
Hoje fomos a uma feira de rua, de artesanatos, bastante interessante!
Fomos a estação de onde parte o "tren de las nubes", já sabíamos que o bilhete para viagem é vendido com três meses de antecedência, então fomos mesmo para conhecer o lugar.
Caminhamos pelo Paseo Balcarce e providenciamos as entradas para a Peña da noite. Foi dia da Peña Don Oscar, do cantor Chaqueno Palavecino, foi legal, afinal tinha música, comida regional, vinho e gente divertida, mas esperávamos muito mais...foi bom...saímos um pouco mais cedo, pois na manhã seguinte tínhamos uma viagem pela frente: Jujuy( San Salvador de Jujuy)
Jujuy
San Salvador de Jujuy
Dia 08






Fomos conhecer a capital de Jujuy. Todas as atrações turísticas de Jujuy se concentram cerca da Praça General Belgrano: Casa de Gobierno, Catedral , Museu e Mercado de artesanatos. O que significa que você consegue visitar tudo em um dia.
Ressaltamos que muitos dos passeios turísticos partindo de Salta, pertencem a Província de Jujuy( Humahuaca , Salinas Grandes e outros), além de outros roteiros como termas e caminhos Incas.
Jujuy é uma província pobre, mas com uma importância cabal no processo de Independência da Argentina, passaram muitos anos (peleando) guerreando com o objetivo de independência . 
 A principal fonte de trabalho e rendas são as usinas de açúcar e também de tabaco, inclusive com uma fábrica de cigarros.
Jujuy está muito próximo da Bolívia e a impressão que temos é que estamos na Bolívia, as características das pessoas e alguns hábitos tradicionais, é comum cruzar com mulheres tradicionalmente vestidas: roupas coloridas, chapeuzinho e carregando os seus filhos em "aguayos" amarrados em suas costas...é uma lindeza!
No entorno de Jujuy é possível visualizar muitas villas (algo como as favelas do Brasil),mas também tem muitas casas populares(projetos do governo) sua capital é bastante populosa e existe um fluxo grande de bolivianos.
Observamos que existe um incentivo a cultura por parte de órgãos públicos ,podemos citar : as tradições, as festas, escola de cine mantida pelo governo nacional entre outras coisas.
Despedindo de Salta
Dia 09
A despedida de Salta, não começou bem...
Amanheci com uma indisposição de estômago, não sei se por algo que comi ou bebi, só sei que algo me deixou muito mal.
O voo seria noturno, significa que passei o dia esperando o momento de partir, vontade de casa...para doente não há nada melhor que casa. Dia de líquidos e nada de visitar lugar nenhum, só descansar...
Salta, a despedida....não seria uma dor de barriga que tiraria o brilho de uma viagem tão linda!
Salta, La Linda, tan linda que enamora!
Se tivéssemos oportunidade de escolher um lugar futuramente para morar, Salta seria a primeira da lista...nos encanta estar em Salta, por isso a escolhemos para encerrar esse período aqui na Argentina.
Salta, sua linda, tenha certeza que voltaremos...será neste momento um "hasta luego"...com gosto de "hasta pronto"!
Voltaremos!