quarta-feira, 27 de março de 2019

USHUAIA e EL CALAFATE

Um destino ainda pouco explorado por brasileiros é esta dupla imperdível na Argentina: Ushuaia e El Calafate!!!!
Como planejar? O ideal é começar sua aventura por Buenos Aires, e digo mais ,esta é uma viagem (casadinha) ideal de se fazer com ajuda de uma agência de turismo, não é impossível fazer por conta, mas se você quer comodidade e praticidade aconselho procurar uma boa agência argentina e se jogar nesta viagem.
A nossa experiencia foi excelente, escolhemos as datas e procuramos uma agência argentina, não fechamos de cara, olhamos o que ela oferecia, os hotéis e preços, fomos para casa e pesquisamos os hotéis ofertados nos sites de avaliações de hoteis  e viagens. Por fim escolhemos os períodos, menos dias em El Calafate e mais dias em Ushuaia, pois queríamos fazer mais coisas em Ushuaia, deu tudo certinho.
Nossa experiência pessoal: Dois destinos lindos!!!!


EL CALAFATE



Um pouco de El Calafate!https://pt.wikipedia.org/wiki/El_Calafate












A cidade vive exclusivamente do turismo, por ter o Parque Nacional Los Glaciares  declarado patrimônio da humanidade, recebe turistas do mundo inteiro e está preparado para tal, com excelentes guias , rede hoteleira e inúmeros restaurantes, além do bar de gelo e museu dos Glaciares. A cidade é a base para as saídas aos Glaciares. O pacote que fizemos incluía o traslado aeroporto/hotel e tivemos uma guia espetacular, que respondia a todas as perguntas curiosas que fazíamos( lago argentino, população, economia, função da cidade e turismo)   o Glaciar Perito Moreno é o mais próximo da cidade e portanto o mais visitado, as excursões saem pela manhã e oferecem diversas atividades nos Glaciares, além da visita ao Parque e observação pelas escadas e mirantes panorâmicos, oferece também a navegação que a nosso ver é imperdível , você fica em uma proximidade absurda dos glaciares! Também tivemos muita sorte com a nossa guia: uma cordobesa muito simpática e amável),
Existe também caminhadas e outras aventuras , especialmente para os esportistas e os mais jovens!
Visitar os glaciares é uma sensação de  contentamento que te faz pensar em  sua insignificância diante da grandeza da natureza(DEUS)! Tudo que falarmos não descreve a sensação que tivemos! Vá e com certeza não irá se arrepender!!! Dica especialmente para brasileiros: Buenos Aires é linda, mas a Argentina é muito mais que Buenos Aires!
 Observação: Não deixe de experimentar o licor de calafate( segundo a lenda , se você tomar com certeza voltará!!!!!)

USHUAIA



Ushuaia, tem toda uma expectativa e curiosidade  por ser denominada Tierra del Fin del Mundo e não decepciona, é espetacular !
A chegada a Ushuaia é também um show a parte, ou seja, água por todos os lados e um aeroporto no meio...frio na barriga define!!!










A rede hoteleira em sua maioria está no entorno da cidade(centro), mas com opções de deslocamentos oferecidos pelo hotel( horários pre- estabelecidos), e muito útil.
Em Ushuaia( ao contrário) de El Calafate, não tivemos muita sorte com o guia, grande conhecedor da região, mas empatia zero, aquele guia que quer te enfiar guela abaixo todos os passeios, até mesmo o que não te interessa. A excursão ao Parque fizemos com o guia, pois já estava previamente comprado no pacote, não fizemos o Tren del Fin del Mundo( muito caro) e as visitas a museus, exploração da cidade, e navegação fizemos por conta! Observação: A navegação tem muita diferença de preço e o roteiro oferecido é basicamente o mesmo, portanto vale a pesquisa!
Oferecem muitas cortesias, quando compramos algum passeio, tipo mapa de Ushuaia para emoldurar, chocolates e cafeterias estão entre as cortesias.
Nós não fizemos a estação de esqui por que no final o nosso tempo ficou curto, mas com todos que conversamos e foram, adoraram!
Ficamos no Hotel Los Nires( compramos nossa estadia e nada nos foi oferecido por divulgar, mas somente pelo muito bom que foi). O fundo do hotel tem a vista do Canal de Beagle e a frente aquela montanha com gelo eterno( um cartão postal!!!). O hotel possui um restaurante muito bom e com preço justo, o que dispensa a saída do hotel a noite! Super recomendamos!

Alguns lembretes! Em Ushuaia se paga uma taxa no aeroporto e sempre tem fila, bom chegar com
antecedência . Você pode também carimbar seu passaporte em Ushuaia( Fim do Mundo), existe a modalidade paga e outros gratuitos, inclusive no Centro de Informações ao Turista( que diga-se de passagem é excelente!) e em outros locais.