domingo, 19 de julho de 2015

URUGUAIANA- CIDADE FRONTEIRA


 
                                                   Catedral de Santana- Uruguaiana

 
                                              Casario antigo centro de Uruguaiana
 
 
 
Enfim resolvemos visitar Uruguaiana, uma cidade da fronteira Brasil/Argentina.
Uruguaiana( Brasil, Rio grande do Sul) é cidade gêmea com Paso de Los Libres( Argentina, Corrientes).
Nossa aventura começou na estação Retiro de ônibus. Partimos as 22:00 de Buenos Aires e chegamos em Paso de Los Libres, também Argentina, as 6:45 da manhã, em um ônibus leito, confortável, mas claro é um ônibus e não uma cama, então o cansaço é inevitável.
A viagem: Começa com uma refeição quentinha no ônibus( de fazer inveja a Gol!!!). Cardápio: suprema de frango, purê de batatas(tudo bem quentinho), pão , um mini sanduba e uma pasta frola( uma torta de sobremesa), eu pessoalmente não gosto, mas é uma sobremesa muiiiiito consumida na Argentina...é ou não de fazer inveja a Gol? Depois desta refeição só restava dormir....afinal é noite e ainda com a pança cheia...sono pra valer. Dormimos tanto que QUASE perdemos a parada de Paso de Los Libres, visto que o ônibus segue até Posadas. Para nossa sorte tinha um casal de jovens, Frederico e Alessandra que iam descer ali também e acabamos acordando....pra nossa sorte!
Chegada a Paso de Los Libres: ainda meio escuro( afinal estamos no inverno) e fomos nos informar como chegar a Uruguaiana, só em táxi, visto que era domingo e aos domingo não circulam os coletivos até Uruguaiana, nesta altura já fizemos amizade com os jovens e decidimos dividir um táxi. Preço: $150,00 pesos até Uruguaiana, Ok!Combinado. Os quatro no táxi, paramos na fronteira, fizemos o trâmite de saída da Argentina e tudo certo. Passamos a ponte o taxista avisa que os bancos(onde os jovens precisavam ir ficava no centro da cidade) e que seria $20,00 pesos mais, mas que ele desaconselhava ficar por ali naquela hora que o melhor seria ir para o terminal rodoviário e esperar ficar um pouco mais tarde, Ok! $30,00 pesos mais. Resumindo: $ 200,00. Era o que tínhamos para o momento e ainda ficamos agradecidos....rs.
No terminal resolvemos tomar um café para passar a hora e trocar e-mails e tals com as crianças. Ali nos despedimos e fomos buscar o hotel que já havíamos pesquisado, mas não reservado. Hotel Fares Turis...um hotel simples, com preço salgado pelo que oferece, o destaque deste hotel é sem dúvida o pessoal que trabalha lá, atenciosos, gentis...bem o jeito do gaúcho!
No domingo ficamos por ali em Uruguaiana, dormimos um pouco para descansar do ônibus e depois fomos passear pela cidade.
Uruguaiana: Uma cidade mediana 140 mil habitantes, com praças bonitas e com um povo bastante simpático, gentil e muito tradicionalistas: os homens pilchados e agarrado a um chimarrão! Por outro lado é uma cidade de fronteira e apresenta os problemas comuns as fronteiras....(tem um índice considerável de violência urbana.
 
                                                Praça no Centro de Uruguaiana
 
 
Na segunda-feira fomos conhecer a fronteira com o Uruguai, fomos de ônibus até a cidade de Barra do Quaraí e de lá fomos de circular até a cidade Uruguaia de Bella Union. Não fomos conhecer, mas do outro lado de Bella Union( Uruguai) é só cruzar o Rio Uruguai e chega novamente a Argentina, Monte Caseros.(tríplice fronteira). Bella Union é uma pequena cidade repleta de free shop...acho que é o que gira a economia da cidade. Feito este tour fizemos o caminho de volta até Uruguaiana.
 
 
                                        Barra do Quaraí- Fronteira Brasil/Uruguay


  

                                        Barra do Quaraí- Fronteira Brasil/Uruguay


                                    Barra do Quaraí- Fronteira Brasil/Uruguay

 
                                     Barra do Quaraí- Fronteira Brasil/Uruguay
 
Bella Union/Uruguay


                                                       Bella Union/Uruguay

 
                                                   Bella Union/Uruguay
 
Em Uruguaiana, nos indicaram um restaurante, Restaurante da Praça, muito bom! Como já tínhamos ido lá no domingo, resolvemos voltar na segunda-feira depois da maratona e demos de com a cara na porta, segunda-feira é o dia de descanso do pessoal...como tínhamos passado por um café que servia de tudo inclusive comida, Café e Restaurante Coffe Center , fomos até lá e não nos decepcionamos, um bife parmegiana com acompanhamento que deu upa para vencer...dado o tamanho, muito bom , recomendamos!
Na terça-feira fizemos coisas práticas, já que estávamos no Brasil( banco, comprinhas básicas e tals)...repetimos o Restaurante da Praça no almoço.... e continuamos coisinhas práticas(supermercado, unha e pintar cabelo...rs). No jantar fomos ao Restaurante da Praça e acabou não rolando....não tinha isso , nem aquilo e decidimos cancelar e ir ao Casarão que tinham nos falado...fechado! Então de novo o Café e Restaurante Coffe Center , só que hoje não era o nosso dia, pedimos uma pizza...e que decepção...e para finalizar vimos uma tentativa de assalto...só faltou eu pedir ao brigadiano para nos acompanhar até o hotel, fiquei muito assustada( e olha que só vimos a movimentação e a confirmação por parte da vitima)....que sensação péssima!
Bem...quarta-feira, hora de voltar....repetimos o Restaurante da Praça e já providenciamos para retornamos a Paso de Los Libres, afinal tinha tramite na fronteira e não queríamos sair a noite.
O táxi de volta? R$30,00....descobrimos que fomos garfados na ida, mas tudo bem....afinal tínhamos que chegar e não tínhamos referencia de preço.
Uruguaiana, uma cidade simpática, de povo hospitaleiro e gentil, mas com pouco atrativos para turismos,exceto pela curiosidade de cidade fronteira e facilidade para resolver coisas relativas a Brasil se você está na Argentina.
A cidade tem uma preocupação visível com o meio ambiente, por toda cidade é possível observar coleta seletiva.
 
Turismo em Uruguaiana: Carnaval fora de época e turismo relativo a atividades aquáticas, praias de água doce no entorno da cidade e também pesca.