quinta-feira, 18 de junho de 2015

MAR DEL PLATA




Mar del Plata!

As impressões de uma cidade litorânea em pleno inverno podem não retratar a realidade, mas o que desfrutamos da cidade foi da melhor qualidade, ou seja, do mar só admiramos a beleza de longe...que sempre tem uma mágica muito especial...e independe de ser verão ou inverno.



A orla de Mar de Plata é imensaaaaa....47 quilometros...e tudo Mar del Plata, de Norte a Sul!
Tem um coletivo que percorre toda a orla...não é city tour ou mar tour...é somente um coletivo...então um mapa da cidade é capaz de fazer a função(localizar) e você vai desfrutando a beleza da paisagem.
Nem precisa ser geógrafo ou estudioso social para perceber a divisão social entre Norte e Sul...ao Sul se concentram os condomínios privados e os clubes ao longo da praia...e ao Norte as praias mais públicas, sem tantos clubes privados.




O que dizer da cidade? É linda!
O passeio pela orla é uma delícia! Alguns lugares de uma elegância um pouco decadente, outros lugares muito modernos... os clubes nas praias, que para nós brasileiros é um pouco estranho...temos a ideia de praias como algo muito democrático, mesmo quando há uma segregação social nos locais, o acesso as praias é algo muito democrático...é direito frequentar qualquer praia gratuitamente. Os clubes, segundo conversamos com pessoas locais, oferecem uma carpa(barraca), cadeiras, banheiros, piscinas quadras , mas claro que tudo isto tem um custo...e segundo falaram não é algo econômico. Ah! mas  existe uma parte da praia onde o acesso é livre...sem custo, assim nos moldes em que estamos acostumados...
A cidade vista no inverno é limpa...bastante ordenada...tem grande oferta de transporte público e mais...você pode pagar normalmente, sem a necessidade de ter cartão(ou moedas!), ou também pode utilizar o "cartão sube", o mesmo que é utilizado em Buenos Aires. Os táxis também são abundantes e tem a mesma tarifa de Buenos Aires.

Alguns passeios imperdíveis em Mar del Plata.

Caminhar pela orla(la costa)...é grátis e lindo!


Visitar a Catedral.
Caminhar pela Peatonal San Martim.
Visitar o Parque San Martim
Visitar o Aquário( com entrada paga) e também o Faro(farol)
Admirar a Plaza Fuentes( fonte linda e ainda tem música)



Gastar um tempo admirando os lobos marinhos no Puerto.(ao vivo e a cores...com posse, sons e cheiros!!!!)


Comer no Pátio de comidas do Puerto( se você gosta de frutos do mar!)
Caminhar na praia!.
Tomar um café no Torreón del Monje e ficar curtindo e admirando o mar!
Visitar as muitas feiras de artesanato da cidade.
Ah! Tem as fábricas de alfajores  Havana( tem que gostar muito, porque só vale a pena comprar em maior quantidade...do contrário o preço é o mesmo de qualquer outra loja)
Admirar a arquitetura do Hotel Provincial



Tirar a tradicional foto com as esculturas dos lobos marinhos.

Casino(tem quem goste, quase sempre é uma bela arquitetura, mas não nos entusiasma...´portanto ficamos só na arquitetura).
E tem muito mais: museus, parques e teatros( busque dicas com o pessoal do turismo que oferece um mapa bacana e publicações com dicas inclusive em português.)


Como chegar?

Ônibus:Fomos de ônibus...várias empresas, fomos com Flecha Bus, mas parece que todas oferecem o mesmo( e pelo mesmo preço), confortável e tranquilo.
Trem- diários (um pouco mais demorado que o ônibus e o preço um pouquinho mais econômico). Os trens oferecem inclusive transporte de automóveis...o que deve ser uma maravilha na temporada, não ter que pegar transito! Ah! Se voltarmos a Mar del Plata, agora vamos experimentar o trem e contamos aqui.
Avião.


Onde comer?

Pátio de restaurantes do Puerto é uma excelente pedida para quem gosta de frutos do mar. Vários restaurante em um só lugar.
A cidade oferece muitos restaurantes e cafés( por toda orla)
Os restaurante abrem para almoço, fecham e reabrem para o jantar(não sabemos se é assim também em temporada)
Os cafés com vista para o mar são adoráveis...nada como ganhar tempo admirando o mar!


Os Aventureiros na Maturidade em Mar del Plata