domingo, 15 de fevereiro de 2015

UM ANO...UM ANO SABÁTICO NA MATURIDADE


Perto de 1.800 leitores do Blog...pouco para quem tem um blog como profissão, mas é muito para quem não tem pretensão alguma além de compartilhar o nosso ano sabático aqui na Argentina.

Planejamos ficar um ano. O que foi planejado para o ano saiu melhor que a encomenda, as coisas foram acontecendo muito naturalmente e nós fomos nos moldando e adaptando ao que aparecia, dentro daquilo que havíamos proposto para nós mesmos.
                                               fotos: Ângela Odzioba


Fizemos o curso de espanhol, fizemos viagens para conhecer o entorno de Buenos Aires e viagens para outras províncias com o objetivo de conhecer o que havia de distinto do nosso país. Pilar, Escobar, Tigre, La Plata, Lujan, Quilmes e outras cidades da província de Buenos Aires. Mendoza, Ushuaía, Salta, Jujuy, El Calafate e Córdoba, foram as outras províncias que conhecemos.


                                      Foto: Francisco Odzioba

Iniciamos um outro período, não temos no momento nada fechado...pode ser mais um ano sabático ou quem sabe  meses sabáticos.
Sabemos que continuaremos o curso de espanhol, último módulo( se aprovados) e  que vamos conhecer um pouco mais da Argentina.
Vamos compartilhando nossas Aventuras na Maturidade com vocês, nossos amigos, que nos acompanharam em 2014 e nos honraria sua companhia em 2015!
Muito obrigado(a)!!!!!!!!!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

MATANDO SAUDADES...FAMÍLIA...PRAIA E COMIDINHAS

Nos planos da nossa temporada em Buenos Aires incluía o final do contrato de aluguel por um ano em 9 de janeiro e na verdade não tínhamos planos muito definidos, não sabíamos se continuaríamos ou se voltaríamos...enfim tínhamos uma passagem para 10 de janeiro de 2015, quer para retornar, quer para um "matar saudades"... e assim fomos para o Brasil...tipo férias.

Um tempo muito gostoso para matar a saudade(fomos algumas vezes, mas sempre meio de correria), visitamos amigos, fomos para praia...comemos muito feijão com arroz e suco de maracujá!
Que precioso, reencontrar os amigos depois de uma pausa e falar: Que amigos, afinal tudo igual, um carinho super especial de todos!
Higuito e Cinthian...que precioso estar com vocês, está é a parte chata de morar em outro lugar, morremos de saudades deles, de estar perto, de incomodar e ser incomodado!
Visita para mama Nair e Sônia e filhos...e aproveitamos para ver os nossos cachorros: Popó e khalil! 
Neste dia de Sampa, revivemos o caos do transito acompanhado de um temporal, com direito a árvore caída...transito interrompido...tudo aquilo que conhecemos e não temos saudades...
Jantamos com Ronaldo e Tamires, Higor e Cinthian, um jantar delicioso em um restaurante genial, mas o melhor foi reencontrar os amigos queridos.
A Beth e o sempre carinho ao nos receber...além do cantinho, nos oferece comidinhas e bom papo...amamos você.
A Cenira e sua gentileza impar...sempre!
Niver do Tomaz...uma família pra lá de querida: Camila, Cida e Tomaz...como é bom tê-los como amigos!
E sabe que comemos até feijoada, sim feijoada e na melhor companhia: nossos queridos vizinhos de praia e de sítio: Wladimir e Sônia e os filhos, nora e netos: Junior, Nete, Samira e Sabrinha...Leo e Luara..
Caçandoca, Maranduba e Massaguaçu...delícia!




Sítio...sempre um aconchego, quem nos conhece entende...sabe que os planos é de venda, mas...para nós será sempre O LUGAR!
Visita e almoço na casinha linda da pancinha Flávia, Robson, Aninha...com os preparativos para chegada da Manuela.
Reencontrei os amigos do Padreco (escola Padre Mateus), como são queridos!
A minha amigairmã Loiva é sempre uma emoção especial reencontrá-la, temos uma afinidade que só que  nós entendemos. Amo!
Rever a Cris também foi uma delícia, como gosto desta menina...sempre pronta nos muito anos que esteve cuidando nossa casita é uma amiga, assim como sua mãe.
Alfrane e família, sempre solícitos, gentileza é o que não falta a esta família.
Algumas pessoas não vimos, porque também tinha aquela parte chata do "tantão" de afazeres para resolver...alguns falamos por telefone...outros nos fizeram carinho via facebook.
Os meus irmãos Dedeu e Andreia...só por zapzap e telefone, o tempo era curto para ir até as Minas Gerais...
Amamos nossos familiares e amigos...estamos de volta a Buenos Aires por mais um tempinho...e vamos contando procês o que andamos fazendo por aqui!



ANO NOVO...AÑO NUEVO....2015




Então...Ano Novo também foi em Buenos Aires.
 
No primeiro momento tínhamos pensado em passar a virada do ano em um dos muitos espetáculos de tango, mas para nossa surpresa, o preço também vai junto com os fogos para as alturas!!!!
Mais uma fez o Diego e Yuri, Solim Travel, nos deram dicas preciosas sobre o que fazer no Ano Novo em Buenos Aires e decidimos passar a virada também com a programação dos amigos.
 
Fomos todos para Puerto Madero , onde acontecem todos os eventos e onde desfrutamos um tempo super. gostoso com os amigos: Diego, Yuri, Rodrigo e Gabriel...e tudo isso a custo zero.
E que chegou 2015!!!! Com ele os novos planos e a consolidação de amizades preciosas que fizemos aqui.
Feliz 2015 queridos amigos!!!!

NATAL: UMA EXPERIENCIA MULTICULTURAL



Estamos há 11 meses na Argentina, Buenos Aires e tivemos uma experiência muito peculiar de Natal.
Nossos amigos Diego e Yuri, da Solim Travel, nos convidaram para passar a Noche Buena com eles e outros convidados, nos juntamos e tivemos uma noite muito agradável e uma experiência multicultural enriquecedora
Nossa noite de Natal era assim composta: Diego e Yuri, os anfitriões, brasileiros. Convidados: Antimo (VoomaGo), italiano, um casal estadunidenses de Portland (recém-casados), Fabíola, peruana e eu e Odzioba, brasileiros.
Curtimos o fogos de artificio que é algo tradicional aqui na Argentina( lindo!!!!)
Nossa noite de Natal foi também com uma gastronomia multicultural: Fabíola (peruana) fez um pollo cremoso... delicioso, Diego fez um montão de coisas: carne, rabanadas e todos os petiscos de entrada, Artimo(italiano) fez uma pasta...e eu fiz o arroz e uma salada verde em fundo de massa folhada e o casal de estadunidenses fez empanadas, queriam fazer alguma coisa regional argentina...Ah!  E teve até concurso entre o casal para que escolhêssemos a melhor empanada... e o jurado por unanimidade escolheu a feita pelo jovem marido dos EUA! Resultado: o perdedor, no caso a perdedora(na verdade ninguém perdeu...e  todos ganhamos desfrutando um tempo gostoso) degustou uma cachaça brasileira, na verdade todos os acompanharam!
Nossa Noche Buena foi perfeita! Uma noite linda uma vivencia maravilhosa desfrutada com amigos da melhor qualidade!



 

Ressaltamos aqui duas agencias de viagem: Solim Travel (Brasil/Argentina) e VoomaGo (Portland/EUA)

sábado, 7 de fevereiro de 2015

SALINAS GRANDES E SAN ANTONIO DE LOS COBRES


Salta, como dizem os Argentinos, “La Linda, tan linda que enamora”, mas além de linda, Salta e as regiões vizinhas transpiram histórias de um passado distante ou não tão distante, por onde andamos observamos as marcas de um passado importante e ouvimos histórias de caudilhos, generais, batalhas e conquistas. Salta, não tem como não enamorar, tem folclore, história, gastronomia distinta , enfim tudo que escrevo e o que foi escrito nas postagens anteriores onde relatamos um pouco do muito que há nesta região.
Começamos os passeios por Cafayate no dia seguinte fizemos o passeio a Cachi, grandes alturas, este nós deixou deslumbrados, porém eu queria ir mais alto, fui à Salinas Grandes e Santo Antonio dos Cobres com uma altitude de 4170m.
 


 

 A viagem a Cachi, 3457metros de altitude, embora apreensivo com o mal de altura não sentimos nada mas, Ângela ficou com medo de ir além, então fui só a Salina, optei por uma excursão com 4X4 compartilhada com um casal de jovens argentinos.
Não tem como não ficar impressionado com a expressão de grandeza e força da natureza, o ambiente um pouco hostil e os seres se se adaptando como é possível, plantas, animais e humanos.
Salinas, impressiona pela quantidade, grandeza e, claro tudo o que esta construído ali é de sal, paredes, mesa, banco e artesanatos, depois seguimos para San Antonio de los Cobres, que segundo o guia explicou, leva no nome “de los Cobres” devido às cores das montanhas que cercam a cidade. A cidade que se iniciou com uma base militar, devido à proximidade da fronteira com a Bolívia e Chile e, também por ser uma rota antiga dos exércitos conquistadores e libertadores.
No percurso para Santo Antonio fiquei admirado de ver tantos moradores vivendo no meio do nada, distante de tudo, com recurso somente para sobreviver, mas com um sorriso estampado no rosto, sempre.
 Enfim San Antonio de los Cobres, um pequeno povoado longe de tudo, mas se fazendo presente como parte de uma nação.
 A volta foi por um caminho que margeava os trilhos do Tren de las Nubes, trecho impressionante pela altitude por onde serpenteiam os caminhos, algumas destas antigas rotas Incas, aliás em quase todos os lugares percorrido no Altiplano Andino é possível observar os vestígios deste povo.





 

Observação: A viagem do Tren de las Nubes está fechada, sem data prevista para retornar, necessita fazer melhorias na via férrea.