domingo, 19 de outubro de 2014

El CALAFATE



A viagem a Patagônia Argentina foi um espetáculo, na verdade é tudo muito diferente do que já vimos, ou seja, ir a Mendoza( Altas Montanhas)...mesmo com nevasca no dia anterior, não é a mesma coisa que sentir a neve cair na sua pele...em especial pra nós brasileiros, onde a neve não faz parte do nosso cotidiano.



El Calafate, já tem um aeroporto muito diferente de Ushuaia, tem mais estrutura , é um aeroporto internacional, a vista ao chegar em Calafate é um montão de água..(lago argentino)... o caminho que leva do aeroporto até a cidade, te apresenta uma cidade com elevação, morros e uma paisagem árida, com uma vegetação típica de lugares secos, com baixa pluviosidade. A guia foi nos contando dos primeiros habitantes, dos imigrantes eslavos que tentaram estabelecer no lugar, da dureza e rudeza do lugar, inverno gelado e muita dificuldade para tentar cultivar algo, a distância aos recursos de infra estrutura também foi um fator de êxodo deste imigrantes...isto em um lado da rodovia...do outro o lago argentino com aqueles enormes blocos de gelo flutuantes( iceberg)...a cidade atualmente tem sua economia 100% voltada para o turismo, tem poucos hotéis luxuosos, mas tem e muitos hotéis pequenos, chamados hosterias...inúmeros restaurantes, chocolaterias e agencias de turismo. E hoje as estâncias que restaram também são exploradas para turismo.
Para fazer um pacote com o clássico de Calafate , três dias são suficientes, mas para ampliar até EL Chaten é necessário mais um dia.
Bem...Calafate também teve neve e com flocos grandes...uma festa.
Mas o  surpreendente mesmo são os Glaciares...Glaciar Perito Moreno é o de mais fácil acesso e onde você tem a oportunidade de estar MUITO, mas muito perto mesmo do Glaciar!
As fotos não dimensionam o que os olhos veem na realidade! É tudo lindo, muito lindo!
Desta viagem a Calafate nós só tenho uma coisa a dizer: Como somos átomos diante das grandezas da natureza, como somos pequenos diante da CRIAÇÂO DE DEUS! Nos emociona ainda quando lembramos que estivemos tão perto desta magnitude.
Tudo que nós falarmos ou descrever não retrata a realidade do lugar!
Bem...nós tomamos o licor de Calafate e comemos a geleia, porque diz a lenda que quem experimenta a fruta ou os produtos feitos com ela volta.
Que DEUS nos presenteie com outra oportunidade: Amém!












Obs:" El Calafate é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, Argentina próxima a fronteira com o Chile, com aproximadamente 5.500 habitantes, distante cerca de 270 Km da capital provincial: Rio Gallegos.
É a cidade mais próxima ao Parque Nacional Los Glaciares, a cerca de 80 quilômetros, onde localiza-se a maior geleira em extensão horizontal do mundo: Glaciar Perito Moreno que encontra-se constantemente em evolução com diminuição de sua área devido ao aquecimento global. Também próxima de outra importante geleira: Glaciar Upsalla."
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

USHUAIA



        Ah! Neve, neve sim, neve de verdade...neve caindo muitas horas...e em vários dias.
Só isso já teria feito valer  a viagem: ir para Tierra del Fuego, Fin del Mundo...e brincar na neve igual criança...não tem preço.



   Ushuaia é uma cidade linda, o Canal de Beagle está presente em todos os lugares que você olha, as montanhas geladas que a circundam...nós descrevemos assim a cidade: muito diferente, o clima e o contexto estão ali...a história...o lugar...é uma viagem que não se faz a todo momento, mas seguramente é uma viagem que recomendo...
Eu e o Odzioba curtimos a cidade de maneira diferente...eu amei andar pelo porto, o Odzioba amou os museus, ficou por lá muitas horas do dia. A alimentação também não compartimos, porque eu tenho problemas alérgicos com os frutos do mar e o Odzioba se delícia com eles, em especial a centolla...comeu de tudo que é jeito. Só compartimos os cordeiros patagônicos e os chocolates quentes acompanhados de churros e tortas deliciosas. (depois deixo os nomes de onde fomos comer e do hotel que hospedamos)
Optamos por fazer alguns passeios que são bem clássicos em todas as viagens, fomos ao Parque Nacional, estação do trem do fim do mundo, fizemos uma pequena caminhada pelo parque e fizemos também a navegação, exploramos a cidade com os passeios e comilanças...Ah! não fomos a um shopping que fica um pouco afastado da cidade...foi uma opção não ir.
Ficamos em um hotel um pouco afastado do centro, em um local lindo, com vista para as montanhas e para o Canal de Beagle...lugar muito lindo. O hotel disponibilizava vans para o centro da cidade em determinados horários, tanto para ida quanto para volta, optamos bater perna até umas 20 horas e depois voltávamos para hotel e jantar por lá, que diga-se de passagem tem um cordeiro espetacular.
Encontramos brasileiros em todos os passeios, muitos motoqueiros, é muito bacana encontrar os compatriotas em viagens.
Se você tem vontade de fazer uma viagem diferente, Ushuaia é uma viagem inesquecível! Ah!!!! E lembre-se: é lindo e é frio...e o aeroporto é uma aventura a parte.....ainda encantada com a beleza do lugar.