domingo, 23 de março de 2014

FEIRA DE MATADEROS.





Nem só de Feira de San Telmo é o turismo relativo a feiras em Buenos Aires.
Hoje fomos conhecer a Feira de Mataderos.
Eu diria que é diferente de tudo que eu vi em Buenos Aires.
Primeiro: É um feira com público regional, ou seja, tem turistas, mas em pequeno número...o que propícia oportunidade de vivenciar o que as pessoas do lugar fazem em termos de regionalidades(tradicionalismo). Jovens e maduros no mesmo entusiasmo e com o mesmo encantamento pelas tradições( o que muito nos encanta)
Segundo: É um lugar onde o folclore é MUITO maior que a compra( claro que existem as barraquinhas de artesanatos!), mas o público mesmo está dançando as músicas regionais.
Terceiro: É apaixonante!  Você saí de lá com vontade de aprender a dançar e com o gostinho de quero mais, pra nós significa que será um lugar de MUITOS retornos.
A simpatia das pessoas , o encantamento com a dança, as ´músicas...e como não podia deixar de ser a comida regional são cativantes...
Conversamos e tiramos fotos( que pessoas simpáticas!)de algumas pessoas( parejas de bailantes)
Se você já veio a Buenos Aires e está cansado da Feira de San Telmo( que também é encantadora), vá a Feira de Mataderos, experimente um locro, uma humita e vá a bailar...
E assim os aventureiros na maturidade compartilham mais um destino e uma aventura...

terça-feira, 18 de março de 2014

CURSO DE ESPANHOL



Estamos há alguns dias labutando no processo para começar o curso de espanhol.
Para começar o curso foi necessário passar por algumas etapas.(rs)
1- Fila para retirada da senha
2- Prova de nivelação( para saber o nível que o aluno se encontra)
3- A inscrição propriamente dita
Bem, para retirar a senha basta chegar cedo, visto que o número de pessoas que desejam estudar nesta escola é bastante grande, é uma escola excelente que recebe alunos de vários os países.
Retirar a senha e fazer a nivelação não indica que você vai conseguir a vaga.
No dia da inscrição propriamente dita, lá fui eu, visto que o Odzioba estava no Brasil , para a nossa alegria conseguimos as vagas.(compartilhada imediatamente por telefone com o Odzioba)
Começamos a classe ontem, 17 de março, com muito entusiasmo.
O Instituto que estamos estudando é o IES en Lenguas Vivas "Juan Ramón Fernández", fica na Carlos Pellegrini, bem próximo a Embaixada do Brasil.
Na nossa classe somos 12 alunos, a maioria é de brasileiros, mas também temos colegas de outros países, a diversidade é excelente pois enriquece o nosso conhecimento e aguça a curiosidade pela cultura de outros países.
O curso é intensivo é temos aulas três dias da semana, duas professoras que alternam e impressão que tivemos de ambas é que vamos aprender bastante.
Estamos bastante entusiasmados com o contato formal da língua e creio que será bastante proveitoso para nós.
Bem...os aventureiros na maturidade agora estão desfrutando uma nova etapa...uma etapa de crescimento, o que é sempre muito bom, quer seja na juventude ou na maturidade.


segunda-feira, 10 de março de 2014

 
 
Nesta semana...
Inscrição( solicitação de inscrição) na UBA. Objetivo? Ter mais contato com a língua( de forma mais metódica).  Curso: Trabajo Social...porém agora é o CBC, a carreira só depois de aprovar as disciplinas requisitos para o curso. 
Prova no Lenguas Vivas, senhas em mãos, provas feitas, mas com a incerteza da vaga...só saberemos na quinta-feira se haverá a vaga ou não, se não conseguir...buscar outra escola.
Para acompanhar tudo isso o Odzioba viajou para o Brasil e cá estou eu...atrapalhada, o apartamento ficou imenso...creio que solitária é a palavra que descreve o que estou sentindo...
Nosso tempo tem sido intenso, ou seja,  companhia e companheiros constante um do outro, mesmo que façamos coisas distintas algumas vezes...
Será uma longa semana...cheia de expectativas e de saudades...e olha que ele acabou de ir...
De expectativas? as visitas que chegarão nesta sexta-feira: Maria Regina e Gabriela, sejam "benvindas"... e as vagas do Lenguas Vivas...( tomara que tenha!)
Que esta semana passe bem rápido!

quinta-feira, 6 de março de 2014

BELÉN DE ESCOBAR (sem parque Temaikèn)


Passeio para uma segunda-feira de carnaval...
Plaza Itália, o ônibus parte de lá, sem surpresas...
A surpresa estava na chegada a Escobar, estávamos esperando um terminal de ônibus ou algo assim, visto que o ônibus iria para Escobar...resumindo,  descemos a quatro quadras da cidade, já na autopista...( sem acontecer  nada de imprevisto, não seríamos nós)...o ônibus iria até o Eco Parque Temaiken ( falaremos na observação do parque)
Chegamos ao centro da cidade, porte médio, com todas as características de uma cidade assim (uma Plaza San Martin, em todas as cidades que fomos até agora tem uma), logo encontramos um Jardim Japonês (pequeno) que é uma atração da cidade, mas muito bem cuidado e que foi uma delícia passar um tempo por lá...
No centro da cidade havia uma preparação para o carnaval que aconteceria a noite, tinha um mural com matérias de jornal local  falando do resgate do carnaval para o povo.(bem bacana)
A cidade é assim... sem surpresa, mas valeu a saída e o almoço escolhido a olho, acertamos grandemente, comida boa e preço super honesto, uma parrilla.
E assim conhecemos mais uma municipalid.



Observação: Não tivemos interesse em visitar o parque, pode ser que em uma outra oportunidade, mas nada previsto por enquanto.
O parque é bastante visitado, inclusive é um programa que as escolas fazem com alunos, pelo que entendemos é uma aventura Eco com objetivos de lazer ambiental( o que achamos super válido), em especial que em Buenos Aires a reciclagem de resíduos ainda é uma ação iniciante e crianças orientadas se tornam excelentes fiscalizadoras de atitudes em casa.

Temaikén é um Bioparque, que combina os objetivos de Jardins Botânicos, Zoológicos, Aquários, Museus de História Natural e Antropologia.

segunda-feira, 3 de março de 2014

PILAR


Como eu já havia comentado no post anterior, neste final de semana carnavalesco, íamos dar uns passeios nos arredores de Buenos Aires.
Hoje fomos a Pilar. Fomos até a Estação Retiro, nos informamos sobre as formas de ir até lá e decidimos ir de trem. O trem é como os trens da região metropolitana de São Paulo, com a diferença somente de ser um meio de transporte muito barato, as pessoas usam bastante, pelo menos foi o que observamos.
Logo no início para certificarmos que estávamos certos, perguntamos para duas senhoras e assim já entabulamos uma conversa, visto que elas também iriam a Pilar. Bem, chegamos a estação José C Paz e seguindo o conselho delas terminamos a viagem em um ônibus...o trem só iria até aquela estação...e teríamos que esperar outro trem para continuar a viagem.
Enfim chegamos...
Primeira providência procurar um restaurante para comer...assim fizemos e em seguida fomos dar uma volta pela cidade.
A região central típica de cidade pequena, igreja, praça e calçadão.
O que nós não sabíamos é que as atrações da cidade são fora do centro, turismo rural, área de lazer e comércio estão fora da região central o que abriu a oportunidade para uma nova visita.
Na volta apagados de cansaço...os aventureiros na maturidade dormiram todo o percurso.




Observação 1: Pilar é famosa por um esporte bem elitizado: Golf.
Observação 2: Como em todos os centros urbanos, Buenos Aires(e a província) também não é diferente. É possível observar como a urbanização e claro a especulação imobiliária, cria nichos de moradias populares contrastando e deixando evidente os problemas sociais dos grandes centros( quero conhecer mais sobre os bairros e poder expressar opinião mais fundamentada), mas em algumas situações uma olhada já evidencia situações de exclusão. Esclareço que isso não é juízo de valores é somente uma constatação do que ocorre nos grandes centros urbanos ( a viagem no trem permitiu um outro olhar para o entorno)